- PUBLICIDADE -

Servidores recebem capacitação sobre boas práticas em sala de aula

No intuito de promover um ambiente educacional mais saudável e acolhedor, a Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Brazlândia realizou um evento voltado para professores e gestores do ensino fundamental e médio, nesta quarta-feira (5), no Centro Educacional (CED) Incra 8. Com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, da coordenadora da regional de ensino da região, Neuseli Rodrigues, e de outras autoridades, a iniciativa visou orientar os profissionais da educação sobre condutas apropriadas na sala de aula e fornecer ferramentas para mediar conflitos que frequentemente surgem no ambiente escolar.

Representantes da Corregedoria e da Ouvidoria da Secretaria de Educação, assim como da Proeduc, participaram do evento | Foto: Jotta Casttro/SEEDF

A secretária de Educação Hélvia Paranaguá reafirmou a importância de capacitações para servidores. “Quero falar da minha alegria por estar aqui, porque todas as ações que envolvem a Secretaria de Educação, cujo objetivo é o nosso estudante, eu me alegro muito em participar. E hoje estou aqui para aprender, pois acredito que somos eternos aprendizes. Sempre há espaço para melhorarmos”, comentou a secretária.

Segundo Neuseli, o evento foi concebido não apenas para oferecer diretrizes, mas também para acolher os profissionais, proporcionando um espaço para compartilhar experiências e aprender estratégias eficazes de mediação. “É fundamental que estejamos preparados para lidar com os desafios que surgem no dia a dia das escolas, e isso inclui não apenas o ensino acadêmico, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais”, ressaltou.

Ao fim do evento, os participantes saíram com um entendimento mais profundo sobre a importância da sua conduta na formação dos estudantes e munidos de ferramentas práticas para promover um ambiente escolar mais inclusivo, seguro e propício ao aprendizado

Outro aspecto crucial da capacitação foi a abordagem da prevenção e conscientização sobre o assédio no ambiente escolar. Como parte integrante do evento, representantes da Corregedoria e da Ouvidoria da Secretaria de Educação, assim como das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc), foram convidados para esclarecer como funcionam os processos de denúncias e as condutas esperadas e censuradas por parte de servidores.

“A capacitação dos servidores é nosso maior trunfo contra o assédio”, destacou Neuseli. “Ao oferecer orientação e promover uma cultura de respeito e empatia, estamos não apenas protegendo nossos alunos, mas também criando um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo para todos os profissionais da educação.”

Ao fim do evento, os participantes saíram com um entendimento mais profundo sobre a importância da sua conduta na formação dos estudantes e munidos de ferramentas práticas para promover um ambiente escolar mais inclusivo, seguro e propício ao aprendizado.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -