Seec lança Plano de Integridade para promover governança
Compartilhar
Documento estimula ações éticas e transparentes para guiar as atividades administrativas da pasta
A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) apresentou oficialmente nesta terça-feira (9/12) seu Plano de Integridade, um conjunto de medidas institucionais para promover a ética, a transparência e a boa governança. Seguindo leis e decretos distritais e diretrizes da Controladoria-Geral do DF (CGDF), o documento é focado na gestão de riscos e tem como meta final fortalecer a cultura de integridade das ações e processos da pasta.
“Integridade aqui na Seec não é apenas um conjunto de regras postas em papel. É um método de gestão, de comportamento”, ressaltou o secretário-executivo de Gestão da Estratégia da Seec, Otávio Veríssimo, em evento na Escola de Governo (Egov). Para ele, o programa existe também para proteger as pessoas, o CPF de cada servidor. Conceitualmente, integridade é o princípio orientador que guia todas as decisões tomadas na administração pública – que deve ser comprometida com a sociedade como íntegra e transparente.
A subsecretária de Governança, Análise e Avaliação da Estratégia da Seec, Priscila de Paula, avaliou que o evento de lançamento do Plano de Integridade foi um momento pensado para reafirmar o compromisso com a ética, com a governança pública. “Integridade também é sinônimo de confiança, tanto da sociedade em nosso trabalho como internamente. É uma cultura que se constrói diariamente, nas suas regras e na forma da nossa vivência”, destacou ela.
O documento, segundo a gestora, representa um avanço significativo nos mecanismos de prevenção, transparência e recontabilização. “Ele foi o propósito de muitos diálogos, técnicas, dedicação”, reforçou. O plano integra-se a outros programas de gestão, como riscos e ouvidoria.
O secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida da Seec, Epitácio Júnior, aproveitou para lembrar de outras iniciativas do GDF para proteger o servidor, como o recém-instalado Comitê Interno de Combate e Prevenção ao Assédio. “Nesse ponto também estamos agindo para proteger e cuidar das nossas equipes, com uma política extremamente moderna, que virou referência nacional e foi copiada pelo governo federal”.
O evento teve também palestra do diretor de Planejamento e de Gestão de Riscos da CEB, Claudenir Brito. Ele abordou o tema “O novo papel do gestor público em um ambiente de riscos exponenciais”.

