- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Glória Neri é a primeira idosa a receber vacina contra a covid-19 no DF

Outros 121 idosos e mais 91 cuidadores também receberam o imunizante nesta terça-feira; na primeira fase, só profissionais da saúde que trabalham diretamente com pacientes com covid-19 e idosos que vivem asilos vão ser vacinados

Por Ricardo Ulivestro

Entre as primeiras pessoas que irão receber a vacina contra a covid-19 estão os idosos que vivem em abrigos, asilos ou espaços similares. Além deles, os profissionais de saúde que atuam diretamente com pacientes que estejam em tratamento da doença, também serão vacinados nesta fase inicial da campanha de vacinação contra a covid-19, lançada, nesta terça-feira (19), no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

A primeira pessoa a ser vacinada no DF foi a enfermeira do Hran, Lídia Rodrigues Dantas, de 31 anos. Já a primeira idosa imunizada foi a hóspede de um lar dos velhinhos, em Núcleo Bandeirante, Glória Neri, de 76 anos. “Eu estou feliz da vida porque sou a primeira pessoa [idosa] do DF a ser vacinada, em nome de Jesus”, disse Glória Neri.

Além de Neri, outros 121 idosos que vivem no asilo e 91 cuidadores que atuam no local também foram vacinados. As vacinas foram aplicadas por profissionais da Atenção Primária da Região de Saúde Centro-Sul.

“Nós lançamos o programa Sua Vida Vale Muito para atender as demandas e necessidades dessa população que é mais vulnerável, principalmente nesse período em que vivemos. Acompanhar de perto a vacinação dos idosos que estão nas instituições de longa permanência é muito gratificante, traz esperança, até sanidade para pessoas que estão em isolamento há muito tempo”, explica a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.

De acordo com o Plano Distrital de Vacinação contra a Covid-19, que segue os parâmetros do Ministério da Saúde, o primeiro público a ser vacinado no DF serão, além dos idosos, os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas que atuam nas UTIs, profissionais administrativos que fazem a ficha de atendimento dos pacientes, vigilantes, profissionais de limpeza que trabalham em hospitais e UBSs, servidores do Samu, bombeiros que atendem no pré-hospitalar, profissionais da Atenção Primária que recebem pacientes com sintomas respiratórios, idosos acima de 60 anos e deficientes que vivem em instituições de acolhimento ou asilos e seus cuidadores, além da população indígena.

Hospital de Base começará vacinação nesta quarta-feira (20)

Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), os outros públicos serão vacinados assim que pasta receber mais doses da vacina, que são entregues pelo Ministério da Saúde.

Hospital de Base

Também de acordo com a SES-DF, começa hoje no Hospital de Base, uma das oito unidades de saúde administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), a vacinação contra a Covid-19. Está prevista a chegada de 1.160 doses da vacina CoronaVac na unidade que servirá para a vacinação dos primeiros colaboradores que atuam na linha de frente. O Hospital de Base, uma das oito unidades de saúde administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), está pronto para começar a vacinação contra a Covid-19. Nesta quarta-feira (20), está prevista a chegada de 1.160 doses da vacina CoronaVac na unidade. A vacinação dos primeiros colaboradores que atuam na linha de frente começará às 15h.

*Ricardo Ulivestro – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
x