- PUBLICIDADE -

DF inicia vacinação contra covid-19 nesta quarta-feira (20), diz secretário de Saúde

Os primeiros as serem vacinados serão idosos com idade acima de 75 anos e profissionais de saúde; vacina será oferecida em todas as regiões administrativas

Por Ricardo Ulivestro

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso emergencial das vacinas Coronavac e Astrazeneca contra a covid-19, na tarde deste domingo (17), o secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto veio a público para informar que a rede pública de saúde vai começar a vacinação na quarta-feira (20).

“O Distrito Federal estará pronto para receber as vacinas. Todo o transporte e armazenamento será acompanhado pela Secretaria de Segurança Pública, e a partir de quarta-feira [20], às 10h estaremos iniciando a vacinação, com todos os municípios do país”, disse Osnei Okumoto.

O DF vai seguir o Plano Nacional de Vacinação elaborado pelo Ministério da Saúde. Portanto, serão, inicialmente, três fases de vacinação, sendo que na primeira, a imunização acontecerá nos idosos acima de 75 anos e nos trabalhadores da saúde. Na segunda, o foco serão as pessoas entre 60 e 74 anos. Depois, na terceira, pessoas com comorbidades, como diabetes, obesidade, hipertensão e tuberculose, entre outras, serão vacinadas.

De acordo com o Plano Distrital de Vacinação contra a Covid-19, lançado pela Secretaria de Saúde do DF em dezembro passado, a rede pública local dispõe de 1,5 mil servidores para atuar na vacinação e com 169 salas de vacina espalhadas nas sete Regiões de Saúde. Todas as salas foram equipadas, neste ano, com 183 câmaras frias científicas para armazenamento de imunobiológicos.

Em razão de se tratar de um imunizante bastante esperado pela população, o secretário de Saúde pediu compreensão aos cidadãos e garantiu que toda população será vacinada, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.“Solicito à população que tenha paciência e muita tranquilidade durante esse período. Tudo estará dando certo, tudo será perfeito neste caminhar”, diz Okumoto.

*Ricardo Ulivestro – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -