- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Campanha de vacinação contra poliomielite no DF começa na segunda-feira (5)

Estima-se que no DF haja cerca de 160 mil crianças nessa faixa etária, a meta é imunizar 95% desse público

Por Redação

Começa na próxima segunda-feira (5) em todo o país a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O público-alvo da campanha são crianças com idade abaixo de 5 anos. A vacina é em goto e será distribuída em salas de vacina de todo o Distrito Federal e a população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia de covid-19. No DF, dados da Secretaria de Saúde (SES-DF), mostram que, nos 20 anos de cobertura vacinal, em crianças menores de 1 ano, entre os anos de 2015, 2017 e 2019, houve queda de até 95% da cobertura.

No Brasil, não há casos de poliomielite desde 1989. Mas, conforme saliente a SES-DF, isso não é motivo para não vacinar as crianças. “O último registro de caso confirmado para a poliomielite no DF foi em 1987. No entanto, as coberturas vacinais ainda são heterogêneas, podendo levar a formação de bolsões de pessoas não vacinadas, possibilitando a reintrodução do poliovírus. Por isso é tão importante atingir a meta de vacinação”, explicaa gerente de Imunizações da Secretaria de Saúde, Renata Brandão. Brandão.

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.  Por isso, começa também no DF, na segunda-feira (5), a Campanha Nacional de Multivacinação que vai atualizar a Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos. O encerramento dessa campanha será no dia 30 de outubro.

“Durante a campanha serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal”, salienta Brandão.

De acordo com a SES-DF, no DF deve haver 160 mil crianças nessa faixa etária abaixo de 5 anos. A meta é vacinação contra a poliomielite é de imunizar 95% das crianças.

Fonte News Black

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
x