News Black

Quarenta abrigos de metal para passageiros serão substituídos por concreto em Ceilândia

Há alguns meses, os passageiros que utilizam os abrigos de ônibus em Ceilândia estão sofrendo com a constante depredação de algumas estruturas. Coberturas arrancadas, vidros quebrados e outras situações que incomodavam os usuários motivaram a substituição de 40 abrigos na região. O trabalho de remoção começou no fim do mês de setembro, já com o início da instalação de abrigos de concreto nos mesmos locais.

Quem ficou feliz ao ver os módulos dos novos abrigos chegando foi o ceilandense João França. Ele observou a quebra constante dos abrigos e gostou da novidade. “É boa a ideia, porque essas paradas que estão aí [de metal] são consertadas em um dia e no outro dia estão quebradas de novo. Se colocar uma dessas aí [de concreto] será bom pra gente, porque na época da chuva, ela protege mais”, avaliou o morador.

O trabalho de remoção teve início no fim do mês de setembro já com o início da  instalação de abrigos de concreto nos mesmos locais | Fotos: Divulgação/Semob-DF

Severino Ramos dos Santos, morador de Ceilândia há 46 anos, expôs indignação após encontrar uma estrutura destruída novamente: “Não tem condição uma coisa dessa”. Quando soube da substituição dos abrigos, Severino comemorou: “Tenho certeza que vai ser melhor porque essa parada vai sustentar todo mundo do sol, da chuva. Ninguém tem como quebrar, né?”, descreveu o vendedor ambulante.

A moradora do entorno, Josilma Maria da Silva, que utiliza frequentemente o transporte coletivo no Distrito Federal, vê como positiva a substituição dos abrigos por uma estrutura nova. “Espero que melhore, e vai melhorar”, resumiu a passageira.

Os abrigos de concreto são do tipo C e reduzido, de acordo com o espaço de cada parada para a instalação. “Estamos fazendo a substituição dos abrigos de metal e vidro por abrigos de concreto. Essa é uma demanda da comunidade que chegou por meio da administração regional e nós estamos atendendo,” esclareceu o Secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

Os abrigos de concreto são do tipo C e também reduzido, de acordo com o espaço de cada parada para a instalação

Já o administrador regional de Ceilândia, Dilson Rezende, lamentou a situação. “Infelizmente, essas paradas, que são bonitas, de metal, estão sendo depredadas. Agora será feita essa substituição, que é muito importante para atender à população de Ceilândia”.

Manutenções

Além da substituição de abrigos, a Secretaria de Transporte e Mobilidade também tem realizado a manutenção das paradas de ônibus. Somente neste ano, neste ano foram investidos R$1.372.255,71 em manutenção de abrigos de concreto nas regiões administrativas de Ceilândia, Sol Nascente, Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas, Arapoanga, Sudoeste, Plano Piloto, Guará, Santa Maria, Vicente Pires (EPTG).

O trabalho contemplou o preenchimento e impermeabilização da cobertura, pinturas, inserção de piso tátil e rampa de acessibilidade, requalificação do piso e recuperação de trincas.

Denúncias

A população pode ajudar a cuidar dos abrigos de ônibus denunciando os atos de vandalismo diretamente para a Polícia ou por meio da Ouvidoria, no 162 ou no site Participa-DF.

*Com informações da Semob

Fonte: Agência Brasília

Sair da versão mobile