Público feminino recebe atendimento diversificado em mais uma edição do Dia da Mulher
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Em sua 17ª edição, dedicada à campanha Outubro Rosa, o Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) prestou, nesta segunda-feira (7), 2,1 mil atendimentos ao público feminino em situação de vulnerabilidade. O evento contou com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e do Ministério das Mulheres.
A iniciativa concorre ao Prêmio Innovare 2024, que identifica, divulga e difunde práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. A cada mês, novas parcerias são firmadas com o objetivo de ofertar mais serviços exclusivos para mulheres em situação de risco. A última edição, realizada em setembro, bateu o recorde de serviços oferecidos pelo projeto ao público feminino com a presença de 22 parceiros.
“A oferta desses serviços é uma maneira de romper barreiras sociais e econômicas, promovendo a inclusão de mulheres que, por diversos motivos, têm dificuldade em acessá-los”, explicou a subdefensora pública-geral Emmanuela Saboya, coordenadora do evento.
Desempregada, Bruna Pires da Silva, 21, mãe de um bebê de oito meses, já participou de outras edições do projeto e esteve na 17ª edição do Dia da Mulher em busca de benefícios sociais. Moradora de São Sebastião e mãe de um bebê de oito meses, ela conta que já participou de outras edições do projeto. “Por meio do Dia da Mulher da DPDF, já consegui consultas, exames, atendimento odontológico e informações importantes que esclareceram muitas dúvidas sobre meus direitos”, comemorou.
Serviços ofertados
Com as parcerias, o Dia da Mulher da DPDF oferece diversos serviços gratuitos para atender várias áreas do público feminino em situação de vulnerabilidade, como mediação, orientação jurídica, iniciais de Família e de Saúde, assistência psicossocial e exames de DNA realizados pela DPDF. Mães que precisam levar as crianças para o evento contam com uma brinquedoteca para deixar os seus filhos enquanto realizam os atendimentos.
Na área da saúde, a iniciativa ofereceu consulta com cardiologista e exames de eletrocardiograma, além de auriculoterapia e técnicas terapêuticas de ventosa, exames de autocoleta de HPV para a prevenção do câncer de colo de útero e vacinação. Entre os parceiros deste segmento, destacam-se Secretaria de Saúde (SES-DF), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Também houve ações de prevenção e enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. A Secretaria da Mulher do DF (SMDF) distribuiu panfletos informativos, além de orientações a mulheres vítimas de violência e esclarecimentos em relação às diversidades etária, étnico-racial, LGBTQIAPN+ e mães atípicas
Marcaram presença ainda as secretarias de Educação (SEEDF), de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), da Pessoa com Deficiência (SEPD) e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF); a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o BRB e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab-DF).
*Com informações da Defensoria Pública do DF
Fonte: Agência Brasília