- PUBLICIDADE -

Previsão de crescimento da economia brasileira para 2023 e taxa de juros segundo o Banco Central

Previsões do Mercado Financeiro para a Economia Brasileira em 2023

Por Ricardo Ulivestro

Conforme o boletim Focus divulgado pelo Banco Central, a previsão de crescimento da economia brasileira para este ano caiu de 0,79% para 0,76%. Para o próximo ano, a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) é de 1,5%. No entanto, a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que representa a inflação oficial do país, subiu de 5,78% para 5,79% este ano. A previsão para a inflação ficou acima da meta prevista pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) de 3,25% para 2023.

Segundo o Banco Central, a inflação só ficará dentro da meta a partir de 2024, quando deverá se situar em 3%. A autarquia prevê que a taxa básica de juros, a Selic, pode ficar alta por mais tempo devido às previsões de inflação acima da meta. Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic termine 2023 em 12,75% ao ano. Para 2024, a previsão é de queda para 10% ao ano, e para 2025, a previsão é de Selic em 9% ao ano.

A finalidade da elevação da Selic pelo Comitê de Política Monetária é conter a demanda aquecida, pois taxas de juros mais altas encarecem o crédito e estimulam a poupança. Isso pode dificultar a expansão da economia. Já a diminuição da Selic tende a estimular a economia, mas também pode aumentar a demanda e os preços.

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -