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Pacientes do Hospital da Criança têm pedidos realizados por padrinhos do Vem Brincar Comigo

Davi Lucas Souza, 4 anos, é apaixonado por dinossauros e fã do filme Como treinar seu dragão. Quando foi convidado a escrever uma carta para ser apadrinhada na campanha Vem Brincar Comigo, o pequeno nem teve dúvidas sobre que brinquedos pediria: “Dragões, dinossauros e até animais selvagens”. Antes mesmo de receber o presente, na semana do Dia das Crianças, o pequeno já projetava a alegria que sentiria. “Vou ficar muito feliz, muito muito muito. Aí eu vou levar eles lá para casa para poder brincar”, conta.

Davi Lucas Souza vai levar para a Bahia os presentes que ganhou na campanha Vem Brincar Comigo | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

A casa a que se refere fica na cidade de Wanderley, na Bahia. Além do presente, Davi também aguarda ansioso pela oportunidade de voltar para lá. Há quatro meses, o pequeno veio para o Distrito Federal tratar um neuroblastoma, tumor que, no caso dele, se desenvolveu nas glândulas adrenais. Assim como ele, outras 62 crianças que estão internadas no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) também tiveram a oportunidade — em meio à campanha do Vem Brincar Comigo — de pedir um brinquedo em cartas, que foram apadrinhadas, em sua maior parte, por servidores do Governo do Distrito Federal (GDF).

Thalita Dantas é uma dessas madrinhas. Foi ela quem pegou a carta de Davi. “Tenho dois meninos, um de 11 e um de 3 anos, e escolhi a carta do Davi exatamente porque a idade era perto da do meu. Aí eu lembrei na hora do meu filho”, relata a servidora. “Para uma criança que está no hospital, é muito importante. Tem criança que passa dias e dias no hospital, tem outras que nasceram e ainda estão lá, crescendo no hospital, então o brinquedo é muito importante. É um momento de alegria para eles e que, com certeza, vai ficar na memória deles, mas acho que mais na nossa, dos padrinhos”, acrescenta.

Essa importância é reforçada pela assistente social Amanda Xavier, que acompanha os pequenos no HCB: “Muitas crianças não têm acesso [em casa] aos brinquedos que eles têm aqui no hospital. Então, com essa possibilidade, o governo pensando em um projeto desse, as crianças saberem que vão poder pedir um brinquedo e levar para casa, com isso vão ficar extremamente felizes”.

A cartinha de Kênia foi adotada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha

As mães também celebram a iniciativa. “O Davi ficou feliz, queria pedir tudo. Tudo o que ele queria tinha que estar na cartinha. Então, é gratificante saber que tem gente que se preocupa com a nossa criança”, aponta Sabrina Souza.

“Ela ficou bastante alegre. Quando falaram que podia pedir o que queria, ela já falou logo: ‘Mãe, eu quero a boneca da Masha e o Urso’. Aí ela foi falando e eu fui escrevendo”, emenda Gleiziele Soares, mãe de Kênia Soares, 4 anos, que veio de Jaú do Tocantins (TO) em junho para tratar uma aplasia de medula.

A cartinha de Kênia foi adotada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, que lembrou a importância das ações sociais para quem mais precisa. “É uma dose, uma injeçãozinha do bem. Então faz parte do tratamento. É através do brinquedo que o tratamento lúdico acontece”, disse a primeira-dama, que comemorou a grande participação da campanha deste ano. “Eu falo que é uma das campanhas mais completas. A gente envolve a sociedade na arrecadação, ensinando dentro de casa o porquê é importante ter essa participação popular”, afirmou.

Vem Brincar Comigo

Mayara Noronha Rocha: “É uma dose, uma injeçãozinha do bem. Então faz parte do tratamento. É através do brinquedo que o tratamento lúdico acontece” | Foto: Nathália Brito/Chefia-Executiva de Políticas Sociais

A primeira-dama é a idealizadora da campanha Vem Brincar Comigo, coordenada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, e que chega à quinta edição em 2024. Apenas no chamado Dia D da iniciativa — no último dia 3 —, foram arrecadados 20 mil brinquedos, superando a marca dos 16 mil, atingida no ano passado.

Os brinquedos são doados a crianças que fazem parte de instituições do DF ou de famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas na campanha. Além da arrecadação, a campanha oferece momentos de lazer e diversão em grandes pontos turísticos e eventos da cidade. As primeiras ações deste ano ocorreram no Festival Na Praia, com a participação de mais de 1,6 mil crianças de instituições sociais do DF.

Fonte: Agência Brasília

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