- PUBLICIDADE -

Nutricionistas participam de curso para aperfeiçoar assistência na rede pública de Saúde

Cerca de 100 nutricionistas da Secretaria de Saúde (SES-DF) participaram, na manhã desta quarta-feira (29), de uma capacitação para aperfeiçoar a condução terapêutica e a prestação de serviços à população. O foco foi dado às situações clínicas previstas na Nota Técnica N.º 2/2021 SEI/GDF 54620865, que trata dos critérios de encaminhamento de pacientes aos ambulatórios de nutrição, na atenção secundária.

Nefropatias, oncologia, geriatria e saúde materno-infantil foram os temas abordados durante o evento, que ocorreu no auditório externo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além de servidores dos dois níveis de atenção (primária e secundária), também estiveram presentes profissionais atuantes nos hospitais da rede.

Carolina Gama: “Buscamos aqui fortalecer laços, em prol de uma nutrição mais eficaz e fortalecida” | Fotos: Jhonatan Cantarelle/ Agência Saúde-DF

“Buscamos fortalecer laços, em prol de uma nutrição mais eficaz e fortalecida. Temos expectativa de que essa jornada será repleta de aprendizado, inspiração e ideias”, compartilhou a gerente de Serviços de Nutrição (Gesnut) da SES-DF e uma das organizadoras do evento, Carolina Gama.

Curso

A oportunidade de troca de conhecimentos foi o que atraiu a nutricionista do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) Sheila Borges. “Além do compartilhamento com profissionais que trabalham em unidades diferentes, é uma atualização científica com temas interessantes e que englobam as linhas de cuidados de diferentes grupos”, avalia.

Já para a servidora Fernanda Diab, da Central de Nutrição Domiciliar (Cnud) da Gesnut, a atualização profissional é um dos principais motivos para integrar o curso. “Às vezes ficamos tão absorvidos no trabalho, que deixamos um pouco de lado a parte de educação continuada. É também uma chance de contribuir para a formulação de políticas dentro da nutrição da SES-DF.”

Atuação profissional

Fernanda Diab: a atualização profissional é um dos pontos principais para integrar o curso | Fotos: Jhonatan Cantarelle/ Agência Saúde-DF

Na atenção primária à saúde (APS), os nutricionistas compõem as equipes multiprofissionais e exercem atividades voltadas principalmente à prevenção de doenças e à promoção da saúde. Já na atenção ambulatorial secundária, os profissionais atendem os usuários de forma especializada. Na atenção hospitalar, eles são responsáveis pela terapia nutricional, prevenindo, tratando e minimizando a ocorrência da desnutrição hospitalar e, por consequência, reduzindo o tempo de internação e os gastos em saúde.

Há, ainda, a atuação na atenção domiciliar, em que os núcleos regionais de atenção domiciliar (NRads) levam qualidade de vida aos pacientes que necessitam de cuidados especiais em casa. Nos bancos de leite, os nutricionistas auxiliam na promoção e na proteção do aleitamento materno e na gestão de políticas públicas.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -