Gestão Ibaneis leva transporte digno às regiões do DF

Published On: 28/12/2025 11:51

Compartilhar

Zebrinhas, novos ônibus e paradas reforçam inclusão urbana

A mobilidade urbana no Distrito Federal em 2025 passou a ser tratada como instrumento de inclusão social. O governo ampliou investimentos para garantir que moradores de regiões mais afastadas também tenham acesso a transporte público eficiente, seguro e confortável, reduzindo desigualdades históricas no deslocamento urbano.

Um dos destaques foi a expansão do serviço de zebrinhas, micro-ônibus que conectam bairros a centros comerciais, escolas, unidades de saúde e ao sistema principal de transporte. O serviço passou a operar em 15 regiões administrativas, com 27 linhas e 65 veículos, incluindo o primeiro zebrinha elétrico do DF, sinalizando compromisso com sustentabilidade e inovação.

A ampliação da frota convencional também fortaleceu o atendimento nas regiões administrativas, com novos veículos mais silenciosos, climatizados e menos poluentes. A criação de novas linhas melhorou a integração entre cidades, reduzindo o tempo de deslocamento diário de milhares de trabalhadores.

Outro avanço significativo foi a instalação de 654 novos abrigos de ônibus em 17 regiões administrativas, além da realização de 200 serviços de manutenção em paradas já existentes. O GDF anunciou ainda a instalação de mais 2 mil abrigos de concreto em 2026, reforçando o cuidado com conforto, segurança e proteção contra sol e chuva.

Essas medidas refletem uma política pública voltada para quem depende do transporte diariamente, com foco em dignidade, acessibilidade e qualidade de vida.

Faça um comentário