- PUBLICIDADE -

Fórum Integrado promove conscientização sobre a proteção do Cerrado

A Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema-DF) vai realizar, na próxima terça-feira (4/6), por meio da Subsecretaria de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos (Sugars), o I Fórum Integrado sobre Meio Ambiente, com a temática Protegendo o Cerrado. O evento ocorrerá das 8h30 às 12h30, no Auditório do UniCeub, na Asa Norte, e vai discutir e promover a proteção do Cerrado, um dos biomas mais importantes e ameaçados do Brasil.

“Queremos mostrar à população as ações concretas que estamos realizando e a importância de cada um nesse processo. Sempre digo que nós trabalhamos com a transversalidade, unindo esforços para preservar o nosso meio ambiente”

Gutemberg Gomes, secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal

O fórum será uma oportunidade para mostrar o trabalho desenvolvido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio das ações da Sema-DF e de suas vinculadas, para a garantia da qualidade de vida e sobrevivência das futuras gerações no Distrito Federal. O evento busca ainda envolver a comunidade, aumentar a conscientização e incentivar mudanças de comportamento em relação à preservação do meio ambiente.

Para o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, o evento reforça o compromisso do GDF com a preservação do Cerrado e a sustentabilidade no Distrito Federal. “Queremos mostrar à população as ações concretas que estamos realizando e a importância de cada um nesse processo. Sempre digo que nós trabalhamos com a transversalidade, unindo esforços para preservar o nosso meio ambiente”, comentou.

O fórum visa conscientizar a população sobre a importância de proteger o Cerrado e promover práticas sustentáveis para mitigar os impactos ambientais | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos, Anchieta Coimbra, destacou a importância do fórum como importante plataforma para discussão sobre as melhores práticas e estratégias para a gestão sustentável dos recursos naturais. “Este fórum é uma oportunidade única para unir esforços e compartilhar conhecimento. Estamos empenhados em garantir que nossas ações sejam eficazes e alcancem resultados duradouros para a preservação do meio ambiente”, disse.

Contexto internacional e nacional

O debate sobre crescimento e desenvolvimento sustentável tem ganhado força em todo o mundo, destacando a necessidade de preservar o meio ambiente para garantir a qualidade de vida das futuras gerações. Eventos como a COP 28, realizada em Dubai, enfatizam a importância de acordos internacionais para a redução da emissão de combustíveis fósseis e o aumento da capacidade de energia renovável. No Brasil, a preservação ambiental tem sido uma preocupação desde a década de 1960, com marcos importantes como a criação da Política Nacional do Meio Ambiente em 1981 e a Rio-92.

O evento é direcionado a estudantes, professores, pesquisadores, ambientalistas, gestores públicos, empresários, ONGs e toda a comunidade interessada em contribuir para a proteção do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade no Distrito Federal.

No Distrito Federal, a ocupação irregular de áreas públicas e a especulação imobiliária têm ameaçado a preservação dos mananciais e áreas verdes. O fórum visa conscientizar a população sobre a importância de proteger o Cerrado e promover práticas sustentáveis para mitigar os impactos ambientais.

*Com informações da Sema-DF

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -