- PUBLICIDADE -

Fórum debate questões ambientais do Cerrado

04/06/2024 às 20:06, atualizado em 04/06/2024 às 21:46

Evento reforça preocupação do GDF com o meio ambiente e com o bioma

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

Proteger o Cerrado é um dos compromissos do Governo do Distrito Federal. Isso foi reforçado no I Fórum Integrado sobre o Meio Ambiente e Proteção Animal, que teve como tema central a devastação acelerada e as medias de proteção ao bioma Cerrado.

“É uma oportunidade que o GDF tem para mostrar as ações que estamos fazendo, a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Ambiental (Sema-DF) tem desenvolvido várias atividades através da construção de políticas públicas junto com outros órgãos que compõem o sistema ambiental e principalmente dialogar com os alunos na perspectiva da conscientização da importância de preservação do cerrado e do meio ambiente é excelente”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes.

O I Fórum Integrado sobre o Meio Ambiente e Proteção Animal discute temas como desmatamento, proteção de mananciais e segurança hídrica | Foto: Cristiano Carvalho/Caesb

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foi uma das participantes do evento. “A Caesb é uma empresa operacional, com preocupação com o meio ambiente”, ressaltou Reis. “Nosso papel é prover a água, coletar e tratar o esgoto. Por isso, nós estamos preocupados com o meio ambiente, pois somos uma engrenagem importante neste processo”, afirmou o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis.

Essa engrenagem apontada por Reis se expande por todo o Distrito Federal por meio de unidades da companhia tanto na zona urbana quanto na zona rural. No campo, por exemplo, um simples posto da Caesb às proximidades de um córrego já inibe ações predatórias daquela área, contribuindo para evitar evasões e preservar o bioma.

Durante o evento, foram abordados temas como desmatamento, proteção de mananciais, desenvolvimento de energia solar, licenciamento ambiental, coleta seletiva e segurança hídrica. Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema), o fórum foi realizado no auditório do Centro de Ensino Unificado de Brasília (Uniceub), que recebeu estudantes, professores, pesquisadores e ambientalistas.

*Com informações da Caesb e da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

 

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -