O Gabinete de Crise da Saúde de Goiânia, coordenado pela Secretaria da Saúde de Goiás (SES), zerou a fila de espera por leitos de UTI na capital em 30 dias.
O feito, apresentado nesta quinta-feira (26/12) ao Ministério Público de Goiás (MP-GO) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), é resultado da cooperação entre a pasta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a comissão de transição do prefeito eleito, Sandro Mabel.
Ao todo, 1.944 pacientes foram internados em leitos de enfermaria e UTI. Durante a reunião, o secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, destacou os avanços promovidos pelo gabinete.
“Esses resultados demonstram como a gestão diária e contínua dos recursos, aliada à organização e à cooperação entre as esferas estadual e municipal, otimiza o uso de leitos, insumos e demais recursos”, afirmou.
Após a instalação do gabinete, houve a abertura de:
- 20 novos leitos de UTI
- e a reativação de outros 47 no Hospital Ruy Azeredo,
- a disponibilização de 16 leitos no Hospital das Clínicas da UFG,
- e a inauguração de 40 leitos de UTI
- e de 55 de enfermaria no Hospital Estadual de Águas Lindas.
Essa expansão da rede de atendimento em permitiu que a maioria das solicitações por UTI fosse atendida em menos de 24 horas.
Outro marco relevante foi a ampliação do transporte sanitário na capital, que passou de seis para 11 ambulâncias brancas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também teve sua frota reforçada, saltando de uma média de nove para 14 ambulâncias em operação, com previsão de chegar a 17. Todos os veículos – de transporte sanitário, urgência e emergência, e administrativo – estão em condições de operar.
“Esses resultados mostram o comprometimento de um grande número de profissionais de saúde com a vida e o bem-estar da população”, destacou Rasível Santos.
O secretário da Saúde acrescenta que o resultado reflete a força da integração entre gestão estadual e municipal e estabelece um novo padrão de eficiência e organização para a saúde pública em Goiânia, beneficiando diretamente a população com mais qualidade no atendimento.
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Fonte: Agência Brasil