Fila por leitos de UTI em Goiânia é zerada

Published On: 27/12/2024 17:34

Compartilhar

Fila por leitos de UTI em Goiânia é zerada
Gabinete de crise da Saúde de Goiânia consegue zerar fila de UTI na capital em esforço conjunto do governo do Estado e município (Fotos: SES-GO)

O Gabinete de Crise da Saúde de Goiânia, coordenado pela Secretaria da Saúde de Goiás (SES), zerou a fila de espera por leitos de UTI na capital em 30 dias.

O feito, apresentado nesta quinta-feira (26/12) ao Ministério Público de Goiás (MP-GO) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), é resultado da cooperação entre a pasta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a comissão de transição do prefeito eleito, Sandro Mabel.

Ao todo, 1.944 pacientes foram internados em leitos de enfermaria e UTI. Durante a reunião, o secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, destacou os avanços promovidos pelo gabinete.

“Esses resultados demonstram como a gestão diária e contínua dos recursos, aliada à organização e à cooperação entre as esferas estadual e municipal, otimiza o uso de leitos, insumos e demais recursos”, afirmou.

Após a instalação do gabinete, houve a abertura de:

  • 20 novos leitos de UTI
  • e a reativação de outros 47 no Hospital Ruy Azeredo,
  • a disponibilização de 16 leitos no Hospital das Clínicas da UFG,
  • e a inauguração de 40 leitos de UTI
  • e de 55 de enfermaria no Hospital Estadual de Águas Lindas.

Essa expansão da rede de atendimento em permitiu que a maioria das solicitações por UTI fosse atendida em menos de 24 horas.

Outro marco relevante foi a ampliação do transporte sanitário na capital, que passou de seis para 11 ambulâncias brancas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também teve sua frota reforçada, saltando de uma média de nove para 14 ambulâncias em operação, com previsão de chegar a 17. Todos os veículos – de transporte sanitário, urgência e emergência, e administrativo – estão em condições de operar.

“Esses resultados mostram o comprometimento de um grande número de profissionais de saúde com a vida e o bem-estar da população”, destacou Rasível Santos.

O secretário da Saúde acrescenta que o resultado reflete a força da integração entre gestão estadual e municipal e estabelece um novo padrão de eficiência e organização para a saúde pública em Goiânia, beneficiando diretamente a população com mais qualidade no atendimento.

Saiba mais

Estado retoma crescimento das coberturas vacinais em 2024

Saúde do Estado alerta sobre cuidados contra gripe nas festas de fim de ano

Gabinete de Crise da Saúde encaminha mais de 1,3 mil pacientes para leitos

Gabinete de Crise das UTIs de Goiânia encaminha 1.082 pacientes em 18 dias

Gabinete de Crise da Saúde apresenta resultados para TCM, MP e Cosems-GO

Fonte: Agência Brasil

Faça um comentário