- PUBLICIDADE -

Evento Conexão Ambiental celebra o trabalho de defesa do meio ambiente nas RAs

O estacionamento 12 do Parque da Cidade foi palco, na tarde desta sexta-feira (7), da entrega de certificados para os integrantes das Comissões de Defesa do Meio Ambiente (Comdemas) das regiões administrativas do Distrito Federal. O evento fez parte do Conexão Ambiental, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema-DF).

A cerimônia celebrou a dedicação e o trabalho dos participantes em prol da sustentabilidade e da conservação ambiental. O evento desta sexta-feira representou um salto na mobilização da sociedade para trabalhar em conjunto com os administradores regionais, com a Sema e com o Instituto Brasília Ambiental na construção de um futuro mais sustentável.

O Conexão Ambiental representou um salto na mobilização da sociedade para trabalhar em conjunto com o GDF na construção de um futuro mais sustentável | Fotos: Divulgação/ Sema-DF

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, é fundamental que a sociedade civil esteja profundamente engajada na proteção do meio ambiente. “As Comdemas são um excelente exemplo de como o trabalho conjunto entre o governo e a comunidade pode gerar resultados significativos. A participação ativa da comunidade não só fortalece as políticas ambientais, como garante que as ações de preservação e sustentabilidade sejam realmente efetivas e duradouras”, comentou.

O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, destacou a importância das comissões de defesa do meio ambiente e a responsabilidade de todos cuidarem do Distrito Federal. “Vamos trabalhar para que todas as regiões administrativas tenham seus conselhos. O meio ambiente ideal é aquele em que você vive. Nós temos que ter a responsabilidade de cuidar do ambiente em que nós vivemos”, disse.

O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, também elogiou a participação da sociedade civil na defesa do meio ambiente. “Nós não temos pernas suficientes para fiscalizar todas as situações no dia a dia. As Comdemas nos ajudam a preservar nosso meio ambiente em especial o Cerrado, que é o berço das águas”, frisou.

As Comdemas

“A participação ativa da comunidade não só fortalece as políticas ambientais, como garante que as ações de preservação e sustentabilidade sejam realmente efetivas e duradouras”

Gutemberg Gomes, secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal

As Comdemas, regulamentadas pelo Decreto 12.960 de 28 de dezembro de 1990 e instituídas pela Lei de Política Ambiental do Distrito Federal (Lei 41, de 13 de setembro de 1989), têm como objetivo promover a participação da comunidade e assessorar diretamente os administradores regionais no planejamento, controle e fiscalização do uso racional dos recursos ambientais locais.

A Sema é responsável pela orientação normativa, controle técnico e vigilância ambiental dessas comissões, enquanto aos administradores regionais cabe assegurar o apoio, inclusive logístico, necessário ao funcionamento das Comdemas.

*Com informações da Sema

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -