News Black

Equipes do GDF se mobilizam para recuperar adutora no Sol Nascente

Mais de 50 técnicos de diversas pastas do Governo do Distrito Federal (GDF) trabalham na avenida principal do Trecho 3 do Sol Nascente/Pôr do Sol após o rompimento da adutora que leva água às casas da região. Enquanto as equipes da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) fazem os reparos na tubulação de abastecimento, os funcionários da administração regional e da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) atuam na compactação do solo com material seco.

“Quando a adutora se rompeu, ficou com um vazamento e isso deixou o solo encharcado, criando um bolsão de água. De imediato, comunicamos à Caesb e determinamos que a empresa responsável pela pavimentação daqui auxiliasse na retirada do material úmido e na compactação do solo com terra seca”, esclareceu o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.

Técnicos da Caesb e da Secretaria de Obras trabalham nos reparos na tubulação de abastecimento e na compactação do solo com material seco |Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Para fazer os reparos, foi necessário interromper o fluxo de veículos em frente ao supermercado Trem Bão e suspender o fornecimento de água às casas e comércios do Trecho 3.

“Por enquanto, vai ser preciso ficar sem água para fazer as interligações das adutoras com segurança”, acrescentou Valter Casimiro. “As equipes apenas sairão do local quando estiver tudo resolvido e solucionado, tanto no abastecimento de água quanto no trânsito de carros e coletivos. A população precisa dessa resposta rápida para que o fluxo e o comércio voltem à normalidade em um dos pontos mais movimentados do Trecho 3.”

Cidade em desenvolvimento

R$ 58 milhões

Investimento em saneamento no Sol Nascente/Pôr do Sol

Desde que foi instituído como região administrativa, o Sol Nascente/Pôr do Sol tem recebido uma série de investimentos por parte do GDF. Só em saneamento, a cidade já recebeu mais de R$ 58 milhões. Com esses recursos, a Caesb implantou 177 km de rede de água e 259 km de rede de esgoto, um trabalho que possibilitou que 23.184 lares passassem a contar com água potável e 17.763 com coleta de esgoto.

A comunidade Fazendinha, no Sol Nascente, é a única região, por enquanto, que ainda não conta com rede de água. Por lá, os trabalhos já foram iniciados para mudar essa realidade. A Caesb está construindo 4.100 metros de rede de água, ligando ao sistema de abastecimento 400 moradias e beneficiando mais de 1.600 pessoas.

Com essas obras, quase 100% dos moradores do Sol Nascente passarão a receber água de qualidade produzida pela Caesb.

Além disso, outras intervenções de esgoto também estão programadas pela companhia. A Caesb vai lançar, até dezembro, uma licitação para construir a Estação Elevatória de Esgoto na Chácara 89. A obra vai permitir que cerca de 400 novas ligações de esgoto sejam ativadas, beneficiando mais de 1.200 pessoas da região.

Para o diretor de Engenharia da Caesb, Sérgio Lemos, a companhia vem trabalhando pelo desenvolvimento da capital. “A Caesb lembra que a região administrativa Sol Nascente, criada pelo governador Ibaneis Rocha, completou cinco anos em agosto passado. A companhia não leva apenas água, leva cidadania”, afirmou. “Os investimentos da companhia contribuem significativamente na melhoria da qualidade de vida dos moradores”, concluiu o diretor.

Fonte: Agência Brasília

Sair da versão mobile