- PUBLICIDADE -

Vacinação de grupo específico contra a covid-19 segue normalmente no DF, informa Secretaria de Saúde

A pasta também solicitou ao Ministério da Saúde mais 20 mil doses do imunizantes para serem aplicados ainda nesta primeira fase; população ainda não deve procurar postos de saúde em busca de vacinas

Por Ricardo Ulivestro

Dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informam que, nos três primeiros dias de vacinação contra a covid-19, cerca de 11.203 pessoas foram imunizadas. Neste primeiro momento, está sendo vacinados somente profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia, idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de acolhimento e seus cuidadores, e indígenas.

O DF está recebendo as doses da vacina através do Ministério da Saúde. No primeiro lote entregue, a pasta informa que foram repassadas 106.160 doses do imunizante, e que a estimativa a determinação do governo local é para vacinar 53.080 pessoas, que receberão duas doses em um intervalo de 14 a 28 dias.

“Conversamos com o Ministério da Saúde, com alguns técnicos de lá, e relatamos que tivemos uma deficiência de 20 mil doses. Estamos, então, aguardando a manifestação deles”, disse o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

O secretário também desmentiu a informação que tem circulado na internet de que a vacinação deste primeiro lote teria sido interrompida. Okumoto descartou tal hipótese e complementou dizendo que o que ocorreu foi justamente contrário, a pasta estendeu a vacinação, que agora passou a cobrir também os profissionais de saúde que atuam na linha de frente nos hospitais da rede privada.

“Todas as superintendências estão elaborando lista de pessoas vacinadas para atender à solicitação do secretário de Saúde, Osnei Okumoto”, informou a SES-DF.

A pasta reforça que no momento a população não deve ir aos postos de saúde em busca de vacinação. E no caso de profissionais que podem ser imunizados devem procurar a direção dos hospitais em que trabalha.

Confira os dados por região do DF nessa quinta, segundo a SES-DF:

  • Região de Saúde Central: asas Sul e Norte, lagos Sul e Norte, vilas Planalto e Telebrasília, Varjão, Cruzeiro, Noroeste, Sudoeste/Octogonal — 2.114 vacinados
  • Região de Saúde Centro-Sul: Guará, Estrutural, SIA, SCIA, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Park Way, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II — 922 vacinados
  • Região de Saúde Norte: Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal — 1.653 vacinados
  • Região de Saúde Oeste: Brazlândia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol — 1.869 vacinados
  • Região de Saúde Sudoeste: Samambaia, Taguatinga, Recanto das Emas, Vicente Pires, Águas Claras e Arniqueira — 2.045 vacinados
  • Região de Saúde Sul: Gama e Santa Maria — 1.856 vacinados
  • Região de Saúde Leste: Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Jardim Botânico — 744 vacinados

* Ricardo Ulivestro– Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -