Servidor do TJ, Gustavo Amaral assume Secretaria da Diversidade Cultural

SDC tem o papel de fortalecer e desenvolver as políticas culturais a partir de uma governança em rede, envolvendo os entes federados e ampliando a participação social

Gustavo Amaral, servidor de carreira do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) e professor de Direito Administrativo da Escola de Magistratura do DF, foi nomeado nesta quarta-feira (20) secretário da Diversidade Cultural da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania.

Para Amaral, seu maior desafio é buscar fortalecer a cidadania por intermédio da Cultura. “A Secretaria de Diversidade Cultural (SDC) tem programas que atendem a esse princípio. Quero dar continuidade ao que vem sendo bem desenvolvido, regular o que precisa ser ajustado e expandir ainda mais as políticas públicas da cultura”, declarou ele. “A cidadania é um princípio fundamental da República e a cultura é um instrumento importante para a formação do cidadão”, completou.

Anteriormente, em 2017 e 2018, Amaral foi Administrador Regional do Plano Piloto, uma das 32 Regiões Administrativas do Distrito Federal. O cargo possibilitou a ele ter maior contato com a área cultural. “Foi uma experiência muito enriquecedora. Como administrador do Plano Piloto, pude coordenar a realização de eventos culturais em Brasília, o que me deu uma visão bastante abrangente do setor e de sua diversidade. Fizemos eventos que atendem a vários tipos de públicos e também diferentes manifestações culturais”, destacou.

Com o papel de fortalecer e desenvolver as políticas culturais a partir de uma governança em rede, envolvendo os entes federados e ampliando a participação social, a SDC é responsável pelas políticas para a diversidade e cidadania culturais, pela articulação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), pela coordenação do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), pelo monitoramento do Plano Nacional de Cultura (PNC), pela gestão do Programa Nacional de Formação de Gestores e Conselheiros Culturais e pela Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).

Fonte: Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania

Continue Lendo

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
x