- PUBLICIDADE -

Inscrições para Jovem Senador vão até 18/3

Vencedores serão parlamentares por cinco dias no Congresso Nacional e vão ganhar notebooks

Redação, Ascom/SEEDF

 

 

200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã” é o tema do Concurso de Redação do Senado Federal na edição de 2022 do Programa Jovem Senador. A iniciativa é voltada a estudantes de ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. As inscrições vão até 18 de março. Os 27 vencedores, um por unidade da federação, serão senadores por cinco dias no Congresso Nacional e vão ganhar notebooks com Windows instalado.

 

Podem participar jovens com até 21 anos (completos até 31 de dezembro de 2022), que estejam cursando as modalidades: regular, profissional técnico integrado, especial ou educação de jovens e adultos (EJA).

 

Excepcionalmente, também poderão se inscrever os jovens que tenham concluído o ensino médio, nas mesmas modalidades, no ano de 2021.

 

Todos devem ter professores orientadores.

 

Vivência

 

Na Semana de Vivência Legislativa, que acontecerá entre os dias 27/6 e 1º/7/2022, os jovens senadores vão atuar como parlamentares, elaborando proposições legislativas. As propostas poderão ser aceitas como Projetos de Lei pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.

 

Eles estarão acompanhados de seus professores orientadores responsáveis pelas redações.

 

O vencedor do Concurso de Redação e os classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares serão acompanhados por comitiva para a cerimônia de posse do Jovem Senador 2022, em Brasília, formada por: diretor da escola; e os dois coordenadores do Programa Jovem Senador na Secretaria de Educação.

 

As despesas serão pagas pelo Senado.

 

Seleção no DF

 

No Distrito Federal, a primeira seleção da melhor redação deve ser feita pela própria escola e enviada para regional de ensino. Os textos selecionados em cada regional vão para a banca da Diretoria de Ensino Médio da Secretaria de Educação. Ao todo, serão encaminhadas três redações ao Senado Federal, que escolherá o trabalho representante do DF.

 

 

Iniciativa

 

O Jovem Senador é uma iniciativa do Senado Federal e conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

 

Esta é a 10ª edição do programa, que já mobilizou quase dois milhões de estudantes e milhares de escolas e professores. Desde o início, já foram apresentadas 54 proposições, sendo 40 aceitas como Projetos de Lei do Senado e duas como Propostas de Emenda à Constituição.

 

 

 

 

 

Fonte: Secretaria de Educação

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -