- PUBLICIDADE -

Inscrições exclusivas do “Projeto Conhecer Direito” para estudantes

Alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio poderão aprender sobre leis que garantem o pleno exercício da cidadania

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

 

Quem cursa do 1º ao 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas e particulares pode se inscrever no “Projeto Conhecer Direito” até o próximo dia 10 de junho. A iniciativa, gratuita, da Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (Easjur/DPDF) disponibilizou 100 vagas exclusivas para estudantes.

 

 

Desde 2010, o Projeto Conhecer Direito difunde a socialização do conhecimento jurídico básico e o desenvolvimento pleno do exercício da cidadania pela população mais vulnerável do DF, a partir de jovens e adolescentes.

 

Os interessados podem fazer as inscrições no site oficial da Easjur e confirma-la presencialmente na sede da Easjur, no Setor Comercial Norte, com a entrega de declaração de escolaridade, cópia do RG e termo de autorização do pai ou responsável.

 

  TERMO DE AUTORIZAÇÃO

 

O projeto será apresentado para os alunos no dia 19 de junho. De acordo com o diretor da Easjur, Evenin Ávila, o objetivo das visitas nas escolas é poder dialogar com os estudantes, professores, coordenadores e demais membros das instituições. “Com a iniciativa, toda uma rede de apoio é formada para acolher, guiar e levar educação em Direitos aos estudantes da rede pública”, afirma.

 

O início das aulas do Projeto está previsto para o dia 14 de junho. Semanalmente, todas as terças-feiras e toda última quarta-feira do mês, os estudantes terão aulas na sede da Escola de Assistência Jurídica. Em dezembro de 2022, os estudantes que cumprirem as atividades da iniciativa e obtiverem aprovação estarão aptos para se formarem e receberem as bolsas de estudo.

 

O Projeto Conhecer Direito

 

Cultivar ideais democráticas, por intermédio do respeito aos seus valores constitucionais, e proporcionar a compreensão plena dos direitos do cidadão, incluindo o significado social dos seus direitos e deveres assegurados pelo ordenamento jurídico para sua efetivação, compõem o cerne do Projeto Conhecer Direito.

 

O curso é inteiramente gratuito e oferecerá acesso a material didático consistente em livro “Educação para a Vida e Acesso à Cidadania – Os direitos e deveres da vida humana em sete tempos” (disponível em: https://bit.ly/3oeTvfc), que contempla a jornada do conhecimento sobre as regras básicas da vida em sociedade desde o nascimento, a infância, a adolescência, a juventude, a vida adulta, a velhice, após a morte, até os mecanismos de proteção constitucionais.

 

Também serão abordados conteúdos de cartilhas temáticas produzidas pela Defensoria Pública do DF, que tratam de assuntos como a Violência Doméstica e Familiar, os Direitos da Criança e do Adolescente, a Pessoa com Deficiência, as Relações de Consumo, o Direito de Família, entre outros que estão disponíveis em: http://escola.defensoria.df.gov.br/easjur/publicacoes/cct/cartilhas/.

 

Ao final do curso, em dezembro de 2022, haverá um evento de formatura e os alunos com melhores aproveitamentos em simulados aplicados ao longo das aulas ganharão bolsas de estudo, oferecidas em parceria com instituições privadas de ensino superior e cursos preparatórios.

 

Fonte: Secretaria de Educação

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -