- PUBLICIDADE -

Ibaneis inaugura Sistema Corumbá que deve ampliar abastecimento da população

Obra que custou R$ 500 milhões irá levar água a 1,3 milhão de pessoas que vivem no DF e em Goiás

Por Ricardo Ulivestro

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), junto do governador de Goiás, Ronaldo Caiando (União Brasil) inaugurou, nesta quarta-feira (6), o Sistema Produtor Corumbá, que terá a função de abastecer cerca de 1, milhão de pessoas com água potável. A obra, que foi orçada em R$ 500 milhões e paga pelos dois governos, terá capacidade útil por 30 anos.

De acordo com o Governo do DF (GDF), na capital federal serão atendidas com o novo sistema meio milhão de pessoas que moram nas regiões administrativas do Gama, Recanto das Emas, Santa Maria e Riacho Fundo II.Em Goiás, serãoabastecidosLuziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Novo Gama.

“O DF passou por uma grande crise hídrica, todos se recordam, e o que nós tínhamos naquele tempo era só promessa. Disse à minha equipe que não quero ser o governador que vai entregar a obra sem a água, eu quero a água lá dentro. E agora, juntos, Distrito Federal e Goiás, conseguimos entregar essa obra. Estamos dando o que a população merece: saneamento e água de qualidade”,afirmou Ibaneis.

As obras do Sistema Corumbá começaram saíram do papel entre 2017 e 2018 quando o DF enfrentou uma forte crise hídrica e precisou passar por racionamento de água. Quando Ibaneis e Caiado pegaram a obra, havia apenas 56% de execução. “É um dia de alegria hoje. Fizemos os 44% restantes da obra. Eu sempre digo que só entrego obra completa. E essa é uma obra maiúscula, que traz segurança hídrica”, lembrou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

O Sistema Produtor de Água do Corumbá é um conjunto de obras para captação de água no reservatório de Corumbá IV e distribuição para cidades do DF e Goiás. Segundo o GDF, a iniciativa reforça a posição da capital federal de ser a 15ª cidade no ranking de saneamento básico no país, e a 3ª entre as capitais.

*Ricardo Ulivestro – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -