- PUBLICIDADE -

Ibaneis garante que casos de covid-19 começam a cair no DF

O governador também destaca que isso tem possibilitado o surgimento de vagas em leitos de UTI, porém ele pede que população mantenha as medidas preventivas

Por Redação

Nesta semana a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que o número de contaminados pelo novo coronavírus caiu agosto quando comparado com julho. Agora, em entrevista exclusiva ao jornal Correio Braziliense, divulgada nesta quarta-feira (2), o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) reafirma a queda é diz que “o pior momento já passou”.

Segundo Ibaneis, as medidas adotadas pelo governo para conter o avanço da doença, junto ao uso obrigatório de máscaras e às práticas do isolamento e distanciamento social, foram determinantes para o começo da redução da doença.

“Você tem um cálculo de que, para cada pessoa que teve infecção, há 10 que tiveram contato com o vírus. Isso coloca o DF em torno de 800 mil pessoas que tiveram contato. Então, isso nos dá a tendência de queda e, no próximo mês, deve cair de forma mais acentuada”, disse o governador ao jornal.

O governador também falo sobre a infraestrutura do sistema público de saúde do DF e sua capacidade de atender a população. De acordo com Ibaneis, a baixa no número de contaminados possibilitou também o aumento de vagas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – nos meses de maior registro de casos, o DF chegou a ter mais de 90% dos leitos de unidade intensiva ocupados.

Ibaneis também rebateu a posição de que os casos aumentaram em julho porque teria havido por parte do governo uma abertura antecipada do comércio e de outras atividades sociais. Segundo o governador, isso não se confirma porque mesmo antes de julho, o nível de isolamento social constatado pelo governo era de 42%, vindo a cair para 40% após a abertura. “Hoje, nós temos média de 39%. Então, (a abertura) não tem esse efeito que é colocado. O isolamento só serve para uma coisa: preparar o sistema de saúde. E isso foi feito aqui no DF.”

Conforme divulgado pela imprensa local, o número de casos no DF, em julho, foi de 57.074 contra 55.750 em agosto. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou, em nota divulgada pela imprensa local, que o número de casos de covid-19, em agosto, ficou abaixo ante o mês de julho.

Fonte News Black

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -