- PUBLICIDADE -

Germano lutará por qualidade de vida, levando políticas públicas a quem mais precisa na Estrutural

Por Josiel Ferreira

No princípio, era lixo. Em 1960, ano de inauguração de Brasília, um grupo de 30 famílias abrigou-se no aterro sanitário da Cidade Estrutural.

Considerado o segundo maior aterro da Estrutural, expõe, há 60 anos, mazelas sociais e ambientais as margens da Via Estrutural, pista que liga o Plano Piloto a Taguatinga, região administrativa a 15 km Praça dos Três Poderes.

Pessoas eram atraídas para o lixão em busca de meios de sobrevivência. E, nessa busca, foram ali alinhando seus barracos para moradia.

Na época o número de homicídios, drogas e doenças contagiosas faziam parte da rotina da antiga favela. A falta de saneamento criou riscos ambientais e parte dos invasores instalou-se em cima de um oleoduto da Petrobrás.

Hoje, 45 mil pessoas vivem espremidas em suas casas de alvenaria, sendo que apenas menos de 1/5 encontra-se em terreno regularizada. Os imóveis próprios quitados ou em processo de aquisição não chegam a 5%.

Os serviços de infraestrutura urbana, no entanto, estão presentes em 90% dos domicílios e não consolidada, em razão da forma como surgiu.

A cidade compõe o Setor Complementar de indústria e Abastecimento – SCIA transformado em Região Administrativa XXV e a Vila Estrutural como sua sede urbana.

Segundo os moradores, o Estado não chega como deveria. Por estar em uma área de proteção ambiental, não tem água, luz ou saneamento básico em algumas regiões.

Os residentes ululam, onde faltam escolas, postos de saúde e segurança. Segundo o morador Erasmo de Souza, a violência é a consequência da falta de investimento nas políticas sociais básicas.

“Se o governo investir nos jovens, vai ter um número muito menor de jovens envolvidos com a violência. O governador esteve aqui e prometeu melhorias. E vamos cobrar através do novo administrador Germano Guedes”,concluiu ele.

O emedebista Ibaneis Rocha nomeou o novo administrador Germano Guedes Leal com a missão de melhorias e qualidade de vida da comunidade, levando políticas públicas aquém mais precisa da região.

Germano Guedes, começou a desenhar o futuro da Cidade Estrutural e a elencar as prioridades. Em entrevista ao Tudo Ok Notícias o administrador falou sobre as metas e projetos que espera colocar em prática a partir de agora.

Tudo Ok Notícias – O que levou o senhor a aceitar o convite do governador Ibaneis Rocha (MDB) para comandar a Administração Regional do SCIA/Estrutural?

Germano Guedes Leal – Foi uma honra ser o escolhido pelo governador Ibaneis para administrar a Estrutural, sem a interferência de partidos políticos, isso é muito gratificante ter seu trabalho reconhecido pelo Governador, uma oportunidade impar administrar a Estrutural, cidade em que resido desde de 1999. Isso é uma alegria enorme, a oportunidade de ser o novo administrador traz muita responsabilidade, quero trabalhar para todos os moradores e empresários, trazendo segurança jurídica para eles. Tenho a missão e o propósito de buscar melhorias para a qualidade de vida da comunidade, levando políticas públicas a quem mais precisa e buscando ouvir e atender as demandas priorizando em atender os empresários e micros-empresários para que possam gerar mais empregos para a população da cidade da Estrutural.

Tudo Ok Notícias – Como será a sua relação com as prefeituras de quadra e com os moradores da região administrativa?

Germano Guedes Leal – Nossa proposta é fortalecer a relação entre os moradores e líderes comunitários da cidade. Afinal de contas atuei como líder comunitário e jornalista por dez anos. Conheço muito bem a necessidade de cada um e entendo a angustia deles, por isso vou trazer para discutir as prioridades da cidade junto os técnicos da administração regional para eles apresentarem suas demandas para os profissionais competentes juntamente a Administração Regional para que possamos resolver as pendências existentes há décadas. Conversei com quase todos os líderes e com vários empresários e apresentei os novos funcionários técnicos da RA-XXV.

Tudo Ok Notícias – Quais propostas o senhor teria para implementação na cidade?

Germano Guedes Leal – Vou implantar o Conselho de Saúde da cidade, e o Conselho Gestor para auxiliar os gestores da Unidade Básica de Saúde da Estrutural (UBS), pois muita das vezes o gestor não tem auxilio suficiente para ajudar com as responsabilidades.

Quero fortalecer o Conselho das Entidades, Conselho de Pastores, Conselho Rural entre outras instituições, como as Cooperativas de Catadores, do antigo lixão, hoje Unidade de Recebimento de Entulho (URE), atuante na região, com o fortalecimento destas entidades muitas pessoas serão beneficiadas com esses programas sociais.

Algumas medidas de imediato já anuncio:

  • A implantação do conselho de saúde da cidade;
  • A indicação do artista Raimundo Alves para a Gerência de Cultura Esporte e Lazer para comandar a pasta.
  • Além de outras medidas como a construção do 15° de Policia Militar, construção de creches, escolas reformas de quadra, reforma dos campos sintéticos e revitalização do Parque Urbanístico da cidade entre outras ações administrativas para trazer resultados de imediato para os moradores.

Tudo Ok Notícias – O senhor tem proposta na área de educação e cultura?

Germano Guedes Leal – Sim, quero implantar complexo cultural para atender os artistas e descobrir novos talentos. A Estrutural tem muitos exemplos, temos jogador jogando em times grandes, lutadores de MMA, morando fora do Brasil, conhecidos mundialmente, cantores gospel e secular fazendo sucesso por todo país. Vou buscar recursos para a construção de novas escolas e creches para a cidade, vamos fazer um trabalho de conscientização com a população para não jogar lixo nas ruas entre outras situações.

Germano Guedes de Souza Leal é administrador da Estrutural
Germano Guedes de Souza Leal é administrador da Estrutural

Tudo Ok Notícias – Como o senhor pretende trabalhar para melhor as condições de saneamento básico, saúde e segurança pública para região?

Germano Guedes Leal – Primeiro vamos fazer uma geral por toda cidade. Estamos realizando um levantamento em toda cidade, vendo as prioridades na área de saneamento básico. Nossa cidade está precisando muito de uma manutenção geral em toda rede de esgoto. Há muito lixo entupindo as bocas-de-lobo, estamos fazendo uma força tarefa para deixar a cidade organizada no período de 90 dias do Governador, porém quero fazer isso o mais rápido possível.

Tudo Ok Notícias – Quem é Germano Guedes de Souza Leal?

Germano Guedes Leal – Germano Guedes Leal é morador da Estrutural, natural de Santa Rita de Cassia Bahia, foi criado no Município de Cristalândia-PI, é casado com Bruna Leal Guedes, e jornalista blogueiro influenciador digital e gestor público. Seu trabalho ficou conhecido através das redes sociais no site “A política e o poder”, trabalhou em várias áreas no setor público, como na Câmara dos Deputados e GDF. Além de líder comunitário é jornalista investigativo, temido por muitos por suas reportagens mostrando os fatos como eles aconteciam na cidade. Sua gestão será pautada com muito trabalho ética e na moralidade.

Fonte: Tudo Ok Noticiais

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -