Forças no Esporte beneficia estudantes – Secretaria de Estado de Educação

Atividades esportivas e lúdicas para alunos da Escola Classe Interlagos 

Por Thaís Rohrer – Ascom/SEEDF

 

Secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, conversa com estudantes durante reforço escolar. Foto: Mary Leal | Ascom/SEEDF

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participou da cerimônia de lançamento oficial do Programa Forças no Esporte (PROFESP) nesta quinta-feira, 25,  na Escola Superior de Defesa (ESD). Ela também conheceu a estrutura que os alunos da Escola Classe Interlagos passam a ter para atividades esportivas, culturais e educativas no contraturno escolar.

 

Os dias nas instalações da Escola Superior de Defesa (ESD) ficaram mais movimentados com os estudantes participando das as aulas de educação no trânsito, karatê, natação, vôlei, futsal, além de oficina de cidadania, reforço escolar e atividades lúdicas nas instalações da unidade.

 

Essas crianças mudam nosso astral. É uma energia muito boa. É bom ver a evolução desses meninos e queremos continuar com esse acompanhamento nos próximos anos”, destacou o Comandante da ESD, vice-almirante Paulo Renato Rohwer.

 

Atualmente, são 160 crianças atendidas no Programa Forças no Esporte (PROFESP). Elas frequentam a escola num período e quatro vezes por semana participam das atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP) no contraturno. A iniciativa começou por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Escola Superior de Defesa (ESD).

 

As crianças tem ótimas referências a partir do programa. A iniciativa é importante para os estudantes e deve ser fortalecida porque é mais oportunidade criada para praticar esporte, ter acesso a cultura e cidadania”, destaca Hélvia Paranaguá, secretária de Educação.

 

A diretora da Escola Classe Interlagos, Fernanda Fonseca, conta que é nítida a mudança das crianças após o início do programa Forças no Esporte. “Os estudantes estão mais motivados, mais disciplinados e se sentindo mais pertencentes ao contexto escolar, esportivo e social”, afirma.

 

Madrinha especial

 

O momento de emoção ficou reservado ao final da cerimônia: a primeira-dama Michelle Bolsonaro recebeu o título de madrinha do PROFESP. “Estou muito feliz em saber que o PROFESP tem o civismo inclusivo. É uma honra pra mim receber o título de madrinha do programa”, destacou durante o evento. A primeira-dama comentou ainda que a iniciativa está contribuindo para transformação social de crianças em situação de vulnerabilidade social e deixando um enorme legado na vida desses estudantes.

 

A solenidade também teve a premiação do PROFESP e do Projeto João do Pulo em que Organizações Militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea receberam premiações pelos destaque nas ações esportivas realizadas durante 2021 com crianças e jovens em várias regiões do país.

 

Primeira-dama, Michelle Bolsonaro com estudantes da Escola Classe Interlagos. Foto: Mary Leal | Ascom/SEEDF

 

Programa Forças no Esporte

 

O Programa Forças no Esporte foi criado em 2003 e, atualmente, é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com os ministérios da Cidadania; da Educação; e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. As instituições parceiras contribuem com o custeio da alimentação, do pagamento dos professores, da compra de material esportivo e de uniformes. Atualmente, mais de 29.800 jovens são beneficiados pelas ações, em 203 organizações militares e 322 núcleos.

 

O programa ocorre em, aproximadamente, 140 localidades do país, com atividades diversificadas, a depender da estrutura de cada organização militar. Há basquetebol, futebol de campo, atletismo, capoeira, ginástica rítmica, artística ou olímpica, artes marciais, natação, hipismo, vela, remo, canoagem, jogos de tabuleiro e brincadeiras de rua. Oferece, ainda, reforço escolar, com preparação para concursos, atividades com música, coral, teatro, visita a museus e promoção da cidadania e do civismo.

 

Projeto João do Pulo

 

Criado em 2015 e integrado ao PROFESP, o Projeto João do Pulo também é desenvolvido nas organizações militares das Forças Armadas. No PJP, são atendidos 468 beneficiados, em oito estados, em 16 localidades e 17 núcleos.

 

Programa Forças no Esporte

 

 

 

 

Fonte: Secretaria de Educação

Continue Lendo

[wce_code id=1]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
x