- PUBLICIDADE -

Educação recebe selo do programa Qualivida

O prêmio da pasta da Economia é um reconhecimento às ações em prol dos servidores

Redação, Ascom/SEEDF

 

Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá; secretária executiva da Sequali/Secretaria de Economia, Adriana Barbosa; subsecretária da Sugep/SEEDF, Ana Paula Aguiar; e a chefe da UQVT/SEEDF, Fernanda Patrícia Pereira, durante a cerimônia de entrega do Selo Qualivida. Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Reconhecida por investir no bem-estar dos servidores, a Secretaria de Educação recebeu o Selo Qualivida, entregue pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Economia. A cerimônia foi realizada na tarde desta quarta-feira (30), no Palácio do Buriti. O selo é um símbolo por todo o trabalho desenvolvido em prol dos servidores públicos.

 

Foi gratificante receber o prêmio, porque é difícil chegar a essa conquista com mais de 60 mil servidores envolvidos. Nós estamos muito felizes, porque não concebemos mais a ideia de trabalhar com o servidor sem essa atuação na qualidade de vida. Então, à minha equipe, esse prêmio é de vocês”, disse a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, homenageando todos os que fizeram parte da construção das ações.

 

Entre elas, está a subsecretária de Gestão de Pessoas (Sugep), Ana Paula Aguiar. “A Sugep foi a pioneira em instituir uma diretoria voltada para pensar, planejar e instituir as políticas voltadas para o bem-estar e a qualidade de vida de seus servidores. Com essa organização veio também a primeira portaria do Governo do Distrito Federal instituindo a política de bem-estar e qualidade de vida. E nossa secretaria é a pioneira porque agrega, hoje, o maior número de servidores no GDF”, pontuou.

 

Ana Paula destacou ainda que, por ser a maior secretaria, seus números são também expressivos. São 60 mil matrículas de servidores – quase que comparado a um município de médio porte. Do total, são quase 40 mil ativos, entre as carreiras Assistência à Educação e Magistério Público. Por força disto, também são elevados os números de afastamentos, absenteísmo (faltas, atrasos etc.) e presenteísmo (quando a pessoa vai ao trabalho, mas não consegue produzir).

 

É nesse sentido que é urgente que as políticas de bem-estar e qualidade de vida comecem a dar seus frutos no retorno de reconhecimento pelo trabalho realizado por esses excelentes profissionais”, completou.

 

À frente da Unidade de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho (UQVT), vinculada à Sugep, está Fernanda Patrícia Pereira. “A Secretaria de Educação apresentou 16 ações desenvolvidas em 2021, com o objetivo de trabalhar a prevenção do adoecimento e promover o bem-estar do servidor que faz parte da pasta. O grande foco é a Política de Qualidade de Vida da SEEDF, publicada em junho do ano passado”, contou a gestora.

 

No dia 23 de março, a pasta da Educação recebeu, também da Sequali, o Certificado de Boas Práticas em qualidade de vida. Entre as ações que levaram a Secretaria de Educação a receber ambas as honrarias, estão o Projeto Rodas de Conversa com Servidores Readaptados; Projeto Bem-Estar Vocal; Projeto Grupo de Acolhimento e Escuta Solidária aos Servidores com Deficiência; Projeto Ativação Corporal, que tem como objetivo oferecer orientações e vivências com exercícios focados no alongamento, respiração e correção postural, além de incentivar a prática de atividades físicas.

 

O trabalho desenvolvido pela SEEDF também foi apresentado a secretarias estaduais e municipais durante o Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad 2022). Estamos multiplicando nossas práticas para o País e esse pioneirismo, a receptividade em relação a todo o trabalho, mostra que estamos no caminho certo”, observou Fernanda.

 

Qualivida

 

O programa foi criado em 2021 pela Secretaria de Economia para atender e dar suporte aos servidores do GDF que ficariam prejudicados, seja fisicamente ou mentalmente, em meio à pandemia da covid-19. A iniciativa tem como principal objetivo orientar e sensibilizar os gestores sobre a importância de priorizar a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

 

Outros órgãos como Segurança Pública, Saúde, Detran, Polícia Civil, Polícia Militar e Procuradoria Geral do DF também foram agraciados.

 

Visite a página Qualidade de Vida e Bem Estar no Trabalho da SEEDF

 

 

Fonte: Secretaria de Educação

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -