DF lança o programa DF Acessível voltado a pessoas com deficiência

A iniciativa conta com 25 vans adaptadas e o Conecta +, que vai beneficiar mais de 20 mil usuários de renda baixa com internet 4G

Por Ricardo Ulivestro

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou, nesta manhã (21/9), do lançamento do programa DF Acessível que visa garantir transporte gratuito para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Para fazer o transporte desse passageiros o programa conta com 25 vans adaptadas sendo adquiridas por meio da Sociedade de Transporte Coletivos de Brasília (TCB).

As vans são exclusivas para essa categoria de atendimento e possuem rampa de acesso para cadeira de rodas, ar condicionado, dois box para cadeirantes e cinco assentos. Elas poderão ser utilizadas pela população de forma gratuita e levará o usuário da porta de casa até o destino escolhido, vice e versa.

Para participar do DF Acessível os interessados devem fazer o cadastro na sala da TCB e da Secretaria da Pessoa com Deficiência, localizada na Estação 112 Sul do metrô.  Vale ressaltar que é preciso apresentar documentação médica. Após a análise dos papéis, os atendimentos serão prestados, inclusive, aos fins de semana.

Hoje é um dia de luta pela valorização e direito das pessoas com deficiência. Carrego esse sentimento desde que fui presidente da OAB-DF [Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do DF], quando criei a primeira comissão de pessoas com deficiência no âmbito nacional”, disse Ibaneis Rocha. “Aqui no DF são cerca de 600 mil pessoas que precisam ser olhadas com carinho pela população e pelo governo com mais respeito e atendimento”, complementou.

Além do DF Acessível, o governador também lançou o Conecta +, que vai beneficiar mais de 20 mil deficientes físicos de baixa renda com internet 4G. Os critérios para participar do programa serão divulgados no site da pasta.

Os lançamentos fazem parte de uma série de ações em comemoração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta terça-feira (21). Para comemorar a data, a Secretaria da Pessoa com Deficiência promove uma série de atividades, como Exposição de Fotografias Inclusivas; o Cinema Inclusivo; o Dia de Saúde voltado exclusivamente para o segmento; o Dia “D” da Empregabilidade, dentre outros eventos especiais para esse público. As ações podem ser acompanhadas aqui.

*Ricardo Ulivestro – Jornalista membro da ABBP

Continue Lendo

[wce_code id=1]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
x