- PUBLICIDADE -

DF inicia a aplicação das provas do Saeb – Secretaria de Estado de Educação

Sistema de Avaliação da Educação Básica tem como objetivo identificar a qualidade da educação

Da Redação | Ascom/SEEDF

 

 

A Secretaria de Educação do Distrito Federal deu início à aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica 2021 (Saeb 2021). Participam estudantes do 5º e do 9º anos do ensino fundamental e da 3º série do ensino médio. Professores e gestores também colaboram respondendo questionários sobre seu perfil, atividades desenvolvidas nas escolas, recursos e infraestrutura.

 

O Saeb é nosso aliado como uma ferramenta de auxílio e um pacto pela educação. Por isso, é importante que alunos, professores e profissionais da educação participem da avaliação. Essa é uma maneira de contribuir para construirmos a melhor educação da história do DF”, ressalta a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

 

O sistema permite realizar o diagnóstico da educação, trazendo dados estatísticos e pedagógicos que formam um indicativo da qualidade do ensino brasileiro. Oferece, ainda, subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. A Secretaria de Educação irá analisar os dados obtidos e identificar as habilidades e fragilidades dos estudantes.

 

Quem faz as provas

 

A avaliação, aplicada seguindo os protocolos de biossegurança, é realizada de forma censitária na rede pública e de amostral na rede privada. Ela é composta por testes onde os participantes respondem questões de Matemática e de Língua Portuguesa. Para ter alunos participando, é preciso que a escola tenha mais de dez alunos matriculados nos anos e séries avaliadas.

 

Todos os alunos de escolas públicas do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio são avaliadas em língua portuguesa e matemática. Para isto, é preciso que a escola tenha mais de dez alunos matriculados
Essas mesmas etapas da educação básica são avaliadas por amostra nas escolas privadas
Também são aplicadas provas de língua portuguesa e de matemática para o 2º ano do ensino fundamental, mas, neste caso, por amostra em escolas públicas e privadas
Ainda por amostra, há provas nas áreas de ciências humanas e de ciências da natureza para o 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas e particulares
A avaliação da educação infantil, que ocorreu de modo piloto em 2019, acontece por amostra, por meio de questionários eletrônicos aplicados aos secretários de Educação, diretores e professores dessa etapa

Exame

 

O Saeb é realizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira desde 1990. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, de reprovação e de abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 

Desta edição, participam cerca de 70 mil escolas, distribuídas entre os 5.570 municípios brasileiros.

 

O Inep estabelece um período para aplicação das provas e as secretarias de educação do País definem seus próprios calendários, dentro desta janela. Em 2021, o prazo nacional começou em 8/11 e vai até 10/12. No Distrito Federal, os testes começaram em 16/11 e seguem até 3/12.

 

   Visite a página do Saeb   

 

 

 

Fonte: Secretaria de Educação

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -