- PUBLICIDADE -

De olho na chuva, Vicente Pires investe em ações preventivas

GDF Presente reforça manutenção de barreiras de contenção de águas, desobstrução de bocas de lobo, manutenção de ruas não pavimentadas e recolhimento de entulhos

Vicente Pires começa a se preparar para o período de chuvas. Com obras por todos os lados avançando pelas ruas da cidade, a preocupação da administração regional é com a limpeza. Nesta quinta-feira (29), equipes do GDF Presente chegaram à região para reforçar ações de recolhimento de entulho, desobstrução de bocas de lobo e manutenção de barreiras de contenção de águas pluviais, além de pintura de meios-fios e faixas de sinalização.

“Com essa ajuda, vamos nos preparar para a temporada das chuvas. Nossa ideia é recolher o máximo de entulho possível e reforçar a limpeza das ruas”, assegurou o administrador regional de Vicente Pires, Daniel de Castro.

Para ajudar nos serviços, o Polo Adjacente 2 do GDF Presente disponibilizou mais 35 agentes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), dez colaboradores do Projeto Mão Dadas, da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), e sete grandes máquinas, entre tratores, pá mecânica e caminhões.

Retirada de entulho é uma das diversas ações do GDF Presente naquela comunidade | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

“Hoje, vamos concentrar os serviços na limpeza de uma das manilhas e também das marginais do Córrego Samambaia”, detalhou o diretor de Obras de Vicente Pires, Mateus Pegorer. Ele lembrou que o ribeirão, durante as chuvas do ano passado, chegou a transbordar. “É um serviço necessário para que as águas possam correr sem qualquer retenção, mesmo que o volume das chuvas seja maior.”

Na lista de prioridades para a semana também há trabalhos de roçagem e varrição em várias quadras; pintura de faixas de pedestre e meios-fios; e recolhimento de entulho nas proximidades dos três bolsões de contenção de água pluvial do Taguaparque. No local, as máquinas do GDF Presente já estão trabalhando.

“É outro ponto crítico que precisa de limpeza antes das chuvas”, advertiu Pegorer, ao alertar para uma preocupação: “O lixo pode correr com a água, diminuindo a capacidade de retenção das bacias”.

Segundo o diretor de obras, o cuidado com as três bacias se deve ao fato de o trio ser o responsável por amenizar o impacto das fortes chuvas nas principais vias de Vicente Pires. “Elas contêm cerca de dez milhões de litros de águas pluviais, que infiltram na terra e evitam que corram com força e volume pelas ruas”, acrescentou.

O volume de lixo no local é grande. “Aqui vamos retirar em torno de 70 caminhões de entulho. Deve dar quase mil toneladas”, previu o coordenador do Polo Adjacente 2 do GDF Presente, Rodrigo Pontes. Ele informa ainda que, para os próximos dias, também está programada uma investida no serviço de varrição das ruas 5, 6 e 8 e a manutenção de pistas ainda não pavimentadas, como as ruas 4A, 5, 7 e a Avenida do Governador.

“Vamos patrolar algumas pistas ainda sem asfalto para melhorar o tráfego de carros nesses pontos”, explicou.

Serviços previstos pelo GDF Presente:

– Varrição de ruas

– Podas de árvores, roçagem e capina

– Limpeza de bocas de lobo

– Manutenção de vias não pavimentadas (patrola)

– Sinalização horizontal de vias (pintura e tachões)

– Retirada de entulho e manutenção de bacias de contenção de águas pluviais.

RENATA MOURA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -