- PUBLICIDADE -

Capacitação orienta profissionais da Educação sobre diabetes

Parceria entre Pastas oferece melhor acompanhamento aos estudantes que convivem com a doença

Camila Holanda, da Agência Saúde-DF* | Edição: Margareth Lourenço

 

A iniciativa do curso surgiu no Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedoh). Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

Parceria que reúne as secretarias de Saúde, de Educação e a Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (Eapsus) implementou a capacitação Diabetes nas Escolas. Os profissionais que atuam nas escolas públicas do Distrito Federal são informados sobre direitos e deveres das instituições de ensino e dos estudantes com a doença. A primeira edição do curso, voltada para a regional de ensino de Taguatinga, teve início em 12 de abril e prossegue até 7 de junho.

 

A Secretaria de Educação todos os anos mapeia os estudantes com necessidades alimentares específicas, inclusive, a diabetes tipo I. Dados do Censo Escolar DF 2020 apontam que havia 217 estudantes com a doença na rede de ensino pública e particular conveniada no Distrito Federal.

 

A iniciativa do curso surgiu no Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedoh), após a Diretoria de Assistência à Saúde e Apoio às Políticas Educacionais (Diaspe), da SEDF, compartilhar as informações sobre os alunos diabéticos. “A ideia é que esses estudantes tenham um bom acolhimento e melhor acompanhamento durante a trajetória escolar”, explica Carolina Gama, gerente de Nutrição da SES (Gesnut).

 

Marcella Lamounier, nutricionista da SEDF, ressalta que o controle do diabetes exige esforços diários e o suporte da escola, onde os alunos passam a maior parte do tempo, é fundamental. “Faz a diferença para a continuidade do tratamento e controle da doença, o que também reflete positivamente no desempenho escolar dos alunos”, reflete a servidora.

 

Primeira edição do curso, voltada para a regional de ensino de Taguatinga, teve início em 12 de abril e prossegue até 7 de junho. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

O curso, composto por nove aulas com dois encontros presenciais, aborda alimentação saudável, contagem de carboidratos e especificidades da doença. “Com a capacitação, os profissionais da Educação poderão atuar de forma ativa no manejo e na assistência às crianças e adolescentes com diabetes tipo I, oferecendo informações confiáveis, ajudando no relacionamento com os colegas e sabendo identificar as intercorrências, encaminhando o aluno para o serviço de referência, conforme fluxo estabelecido pela Secretaria de Saúde”, detalha Karistenn Brandt, nutricionista da Gesnut.

 

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Secretaria de Educação

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -