News Black

Dia Nacional de Combate à Obesidade reforça recomendações de especialistas

No Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrado em 11 de outubro, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) destaca seu compromisso com a saúde integral dos colaboradores por meio do projeto Acolher. A iniciativa oferece suporte nutricional contínuo, auxiliando os profissionais na prevenção de doenças relacionadas à obesidade, como diabetes e hipertensão, e promovendo um ambiente de trabalho mais saudável.

Projeto Acolher, do IgesDF, investe no atendimento em nutrição e outras áreas de saúde | Foto: Divulgação/IgesDf

De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 570 mil pessoas estão acima do peso no Distrito Federal, ou seja, 55% da população. No Brasil, conforme o Ministério da Saúde, o excesso de peso atinge 96 milhões de pessoas, um dado alarmante que reforça a urgência de ações de prevenção e conscientização.

Entre janeiro e setembro deste ano, o Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (Nuvid), responsável pelo projeto Acolher, prestou 9.396 atendimentos nas áreas de nutrição, psicologia, psiquiatria e educação física. “A obesidade não está ligada exclusivamente à alimentação, por isso promover o bem-estar físico e mental dos colaboradores é fundamental para a prevenção e o autocuidado”, resume a chefe do Nuvid, Paula Emanuelle Paiva Santos.

“A rotina intensa pode influenciar na organização alimentar, por isso o planejamento das refeições, o preparo de marmitas e a separação do que levar para comer no ambiente de trabalho são fundamentais”

Michelle Oliveira Souza, nutricionista

“Oferecer esse tipo de suporte é essencial, pois a obesidade é um dos principais fatores de risco para várias doenças crônicas”, detalha a gestora. “Além disso, contribui para a qualidade de vida dos colaboradores, aumenta a produtividade e reduz os afastamentos por questões de saúde.”

O Nuvid tem sido fundamental na promoção de hábitos saudáveis entre os profissionais de saúde do IgesDF, proporcionando um espaço de acolhimento para as demandas emocionais e de saúde. “Por meio de ações como rodas de bate-papo, palestras e acompanhamento individualizado, o projeto ajuda a conscientizar sobre a importância de uma vida equilibrada e saudável, impactando positivamente a saúde física e mental dos colaboradores”, acrescenta Paula.

Cuidados nutricionais 

A nutricionista Michelle Oliveira Souza, que atende pelo projeto Acolher, lembra a importância do planejamento alimentar na rotina dos profissionais do instituto: “A rotina intensa pode influenciar na organização alimentar, por isso o planejamento das refeições, o preparo de marmitas e a separação do que levar para comer no ambiente de trabalho são fundamentais”. Ela sugere também que, sempre que possível, os colaboradores optem por locais que ofereçam refeições feitas na hora.

Michelle também oferece orientações práticas para manter uma alimentação saudável: “Evitar longos períodos entre uma refeição e outra, realizar cerca de cinco a seis refeições diárias, mastigar bem os alimentos e consumir três a quatro porções de frutas diariamente são atitudes que ajudam a prevenir a obesidade e melhorar a qualidade de vida”. Sobre os alimentos processados, ela recomenda evitá-los: “Esses alimentos contêm uma quantidade desfavorável de açúcar, gordura e sódio, o que pode prejudicar a saúde a longo prazo”.

Segundo a nutricionista, o acompanhamento nutricional contínuo faz a diferença. “Leva em consideração as características pessoais do profissional, como genética, idade, altura, prática de atividades físicas e rotina de trabalho”, pontua. “Proporciona a criação de estratégias eficazes para superar barreiras e incentiva a mudança de hábitos alimentares por meio do conhecimento e motivação”.

 *Com informações do IgesDF

 

 

Fonte: Agência Brasília

Sair da versão mobile