DF participa de oficina nacional para fortalecer e integrar dados de saúde

Published On: 09/12/2025 09:38

Compartilhar

Encontro teve como objetivo capacitar servidores de todo o país para utilizar a Rede Nacional de Dados em Saúde

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) participou da 3ª Oficina da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) no Rio de Janeiro. A plataforma foi criada pelo Ministério da Saúde para conectar diferentes sistemas em todo o país e aprimorar a qualidade da informação disponível para a população. O encontro, que aconteceu no final de novembro, reuniu representantes de vários estados para capacitar equipes e avançar na integração de dados de saúde em todo o Brasil.

Como parte do programa SUS Digital, por meio da RNDS é possível compartilhar entre diferentes serviços informações como vacinas, exames, consultas e atendimentos, garantindo mais qualidade e continuidade no cuidado. Para que o DF passe a integrar essa rede, é necessário se preparar tecnicamente, ajustar sistemas e planejar ações — e é isso que está sendo iniciado agora com o apoio do Ministério da Saúde.

Oficina 

Na oficina realizada no Rio de Janeiro, três profissionais representaram a SES-DF nos domínios “Institucional, Comunicação, Informação e Tecnologia”. Durante o encontro, os servidores participaram de atividades práticas e debateram o processo de implantação da RNDS.

Entre os assuntos da pauta, destacam-se a troca de informações entre sistemas, os cuidados com segurança e privacidade dos dados, além dos padrões de tecnologia que garantem que todas as redes de saúde do país “conversem” entre si. A ideia é que os conhecimentos sejam multiplicados dentro da Secretaria, para que as equipes locais também estejam preparadas para usar a RNDS no dia a dia.

De acordo com o diretor de Sistemas de Informação da Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação da SES-DF, que representou o domínio “Institucional”, Leonardo Carvalho, o processo de federalização exige organização interna e revisão de fluxos. “Oficinas como essa nos ajudam a revisar nossos processos internos para que possamos elaborar um plano de ação realista e executável. Aqui, estamos aprendendo como estruturar a tecnologia da informação e fortalecê-la, para que a implementação da RNDS ocorra de maneira eficiente. Assim, o cidadão vai poder ter acesso ao seu dado de saúde de maneira transparente”, afirma.

A integração de dados e o uso inteligente das informações também foram temas centrais da capacitação. Para a assessora da Setis e representante do domínio “Informação e Informática”, Luiza Schaidt, a troca de experiências com outras secretarias foi essencial. “As discussões da oficina sobre integração de dados e as trocas de experiências com outras secretarias vão ajudar a SES-DF a integrar a RNDS e avançar nesse desafio”, destaca.

Já no domínio “Comunicação”, a representante da SES-DF, Raquel Sabatovicz, ressaltou o papel multiplicador do conteúdo. ”Conseguimos perceber os dados mais relevantes, traduzi-los e entregar para a população uma comunicação simples e efetiva”, ressalta.

Representantes da SES-DF participam da 3ª Oficina da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma do Ministério da Saúde, criada para conectar diferentes sistemas em todo o país. Foto: Divulgação.

Integração

Com a federalização em andamento, o DF se prepara para oferecer serviços mais conectados e modernos. Quando a integração estiver completa, o cidadão poderá acessar informações de saúde de forma mais rápida e transparente, evitando repetição de exames, agilizando atendimentos e garantindo que os profissionais de saúde tenham acesso ao histórico necessário para oferecer um cuidado mais eficiente.

A participação na oficina marca o início dessa jornada, reforçando o compromisso da SES-DF com a transformação digital e a melhoria contínua do Sistema Único de Saúde (SUS).

Faça um comentário