- PUBLICIDADE -

Vacinação contra poliomielite tem caído no DF, alerta Secretaria de Saúde

Dados mostram que entre 2011 e 2020, houve queda de 95,9% para 82,3% no índice de crianças que receberam às três doses da vacina no primeiro ano de vida

Por Ricardo Ulivestro

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) soltou uma nota, neste domingo (20), para chamar a atenção da população a respeito de um indicador de queda no número de crianças vacinadas contra a poliomielite. Segundo a pasta, entre 2011 e 2020, o percentual de crianças com um ano que receberam as três doses da vacina caiu de 95,9% para 82,3%.

A situação entrou no radar da secretaria depois que foram divulgados casos da doença em Israel e no Malaui. No DF, a SES informa que não há registro de casos desde 1987.

“É uma doença que está eliminada, não extinta, das Américas. Isso só foi possível devido às altas coberturas vacinais. A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas, conforme esquema de vacinação de rotina. Temos doses em todas as salas de vacina de rotina”, explica a enfermeira da área técnica de imunização da pasta Fernanda Ledes.

A vacinação da poliomielite acontece inicialmente através de vacina injetável quando a criança atinge dois, quatro e seis meses de vida. Depois há duas doses de reforço, com a vacina oral bivalente (VOP), ministradas aos 15 meses e aos 4 anos.

Vale ressaltar que a vacinação também permitida em crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias ainda não vacinadas.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia.

*Ricardo Ulivestro – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -