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Samu registra queda no número de trotes em 2021

Ricardo Ulivestro

Uma notícia positiva foi divulgada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Distrito Federal, neste início de semana. Segundo o serviço, o número de trotes telefônicos, que são comuns nas unidades, caiu, neste ano. Se comparado com 2017, por exemplo, a redução foi de 400%.

Conforme o Samu, até o final de outubro, foram contabilizadas 16.563 ligações classificadas como trote. O número está bem abaixo dos 67.808 ligações desnecessárias de 2017.

Os trotes são os grandes empecilhos que o Samu tem que enfrentar rotineiramente, pois, uma vez que uma ligação enganosa é feita, mesmo que ela não seja considerada pelos atendentes, ela toma tempo de outras chamadas que possam de emergência.

“É importante salientar que trabalhamos com indicadores que quanto menor for o valor (dos trotes), melhor será, sendo assim, nosso objetivo de fato é que esse indicador seja igual a zero”, lembra o diretor do Samu-DF, Victor Arimatea.

Os dados positivos, para o Samu-DF, podem ter sido obtidos em razão de algumas campanhas publicitárias que têm sido desenvolvidas na sociedade, como é o caso do projeto Samuzinho que se dedica à conscientização e prevenção atuando em todas as faixas etárias, não se limitando à idade escolar. O projeto mostra ao público a importância do serviço e ensina os objetivos e a missão do Samu.

“Enquanto houver trote, ações deverão ser realizadas, sejam elas no nível de regulamentação de leis, ações estratégicas dentro da Secretaria de Saúde do Distrito Federal , ações de investimento em tecnologia e ações educativas para todas as idades”, diz Victor Arimatea.

*Ricardo Ulivestro – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

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