- PUBLICIDADE -

Rede pública de saúde do DF passa a contar com remédio para o tratamento da covid-19

Remédio aprovado pelo SUS, o Bacnitrib, chegou nesta terça-feira (21), será utilizado no tratamento de pacientes adultos em estado intermediário da doença

Por Ricardo Ulivestro

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) notícia, nesta quinta-feira (23), que a rede de saúde será abastecida com um lote de 3.870 comprimidos do primeiro medicamento aprovado para tratamento de covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS), o Barictinibe.

O medicamento, comprado pelo Ministério da Saúde, será, segundo a SES-DF, será utilizado no tratamento de pacientes adultos em estado “intermediário” da doença. Segundo a pasta, pessoas em estado “intermediário” são aquelas pessoas que estão conscientes, sem complicações adicionais, mas que necessitam de suporte de oxigênio e podem receber o medicamento.

“O objetivo é otimizar a recuperação do paciente, reduzir o tempo de internação e diminuir a necessidade de leitos de UTI”, explica o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Luciano Agrizzi.

Conforme os especialistas, o Baricitinibe tem a função de evitar uma piora nos quadros inflamatórios. Em pacientes com necessidade de oxigênio suplementar, seja por cateter ou máscara, o medicamento pode atuar reduzindo a atividade inflamatória, bem como a necessidade de ventilação mecânica ou a evolução para óbito.

O medicamento já era usado no Sistema Único de Saúde para tratamento de artrite reumatoide e dermatite atópica e, no início de abril, foi aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para uso no tratamento da covid-19.

Conforme a SES-DF, os medicamentos foram encaminhados para os hospitais regionais da Asa Norte, Guará, Taguatinga, Samambaia, Ceilândia, Brazlândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Paranoá. A pasta informa ainda que não haverá distribuição em farmácias como tratamento preventivo ou para casos leves.

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -