- PUBLICIDADE -

Programa Mulher nas Cidades Promove Inclusão e Assistência em Samambaia

Iniciativa pioneira promove atendimento integral à mulher com foco em saúde, educação e empoderamento, alcançando comunidades do DF

O programa Mulher nas Cidades aterrissou no estacionamento do Estádio Rorizão em Samambaia, com uma oferta ampla de serviços gratuitos de saúde e assistência jurídica para mulheres. Desde segunda-feira (8), a iniciativa promove atendimentos que se estendem até sexta-feira (12), visando facilitar o acesso a recursos essenciais para o empoderamento e o bem-estar feminino.

Durante o evento de quinta-feira, a vice-governadora Celina Leão ressaltou a importância do projeto. “O Mulher nas Cidades nasceu com a proposta de levar serviços diretamente às comunidades. Muitas mulheres, ao se depararem com questões de violência, sentem-se perdidas. Aqui, elas encontram um espaço seguro para dialogar e buscar ajuda qualificada”, explicou Leão. A presença da vice-governadora no penúltimo dia do programa em Samambaia foi marcante, especialmente durante seu discurso sobre violência doméstica e empoderamento feminino.

O Mulher nas Cidades é uma iniciativa da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) e já beneficiou várias regiões, incluindo Santa Maria, Estrutural e Ceilândia. O programa oferece suporte em sete eixos fundamentais: Saúde, Desenvolvimento Social, Econômico e Trabalho, Justiça e Cidadania, Educação, Cultura e Qualidade de Vida. Além dos serviços para mulheres, há atividades destinadas às crianças, como jogos educativos e oficinas pedagógicas, proporcionando um ambiente inclusivo e educacional para todas as idades.

“Oferecemos consultas em diversas especialidades médicas, cursos e palestras para capacitar e informar as mulheres do DF”, destacou Márcio Batista, assessor especial da SMDF. Entre os atendidos, Thais Ferreira, fisioterapeuta, compartilhou sua experiência: “Aproveitei para realizar exames de rotina. A dificuldade de marcar consultas e a falta de convênio médico não são mais barreiras, graças a este acesso itinerante.”

Thallyta Eduarda Muniz, uma dona de casa de 25 anos, também expressou seu entusiasmo pelo curso de design de cílios disponível no programa. “É uma oportunidade excelente para adquirir novas habilidades e entrar no mercado de trabalho”, afirmou.

O projeto, que começou em 5 de fevereiro, percorrerá 12 regiões administrativas até 28 de junho, oferecendo cinco dias de atividades em cada local, das 8h às 18h. Com uma previsão de 50 mil mulheres atendidas ao término, o Mulher nas Cidades busca impactar significativamente a vida das mulheres no Distrito Federal, garantindo não só assistência, mas também a possibilidade de um futuro mais promissor e independente.

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -