- PUBLICIDADE -

Ministra destaca Goiás como referência de saúde ao lado do governador Caiado

Nísia Trindade elogia a gestão em Goiás durante visita e afirma: “O estado é uma inspiração para nós no setor da saúde”

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, elogiou a gestão da saúde no estado de Goiás e elogiou o governador Ronaldo Caiado por promover o diálogo contínuo entre o governo estadual e o governo federal durante sua visita a Goiânia na segunda-feira (17).

“Temos uma excelente parceria com o estado de Goiás, não só na área da saúde, mas também do governo federal como um todo. Por isso, agradecemos ao governador Ronaldo Caiado seu importante papel na promoção do diálogo e de uma agenda proativa”, disse Ministra Nísia Trindade.

A primeira agenda do dia foi a inauguração do Instituto Teia Agir, uma unidade dedicada ao atendimento de pessoas com transtorno do espectro autista. Localizado na Rua 227, no bairro Setor Leste Universitário, o instituto recebeu o nome de Ronaldo Ramos Caiado Filho em homenagem ao falecido filho do governador, falecido em julho do ano passado.

O ambulatório, da organização social Associação para Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), terá como foco o atendimento terapêutico a crianças de um a seis anos. Os serviços oferecidos no instituto incluirão psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e psicomotricidade.

O governador Caiado enfatizou que a regionalização da atenção à saúde implementada em sua gestão também ampliaria o atendimento aos indivíduos com autismo em todas as regiões de Goiás.

“Não faz sentido centralizar o atendimento. Deveríamos criar ambientes como este em todos os locais. Dentro das escolas, por exemplo, instruí a Secretaria de Educação a criar Salas Avançadas. Hoje, temos mais de 200 dessas salas de aula, que continuam orientando essas crianças com educadores especializados”, afirmou o governador.

O senador Jorge Kajuru, representante do estado de Goiás, manifestou seu apoio à causa e se comprometeu a destinar recursos por meio de emendas. “Vamos atender todos os autistas de Goiás, e é muito mais barato do que se imagina”, garantiu o parlamentar.

Letícia Amaral, presidente do Coletivo Mães em Movimento pelo Autismo, apresentou dados contundentes que destacam a necessidade de atenção a esse transtorno no futuro.

“Para cada 36 crianças nascidas, uma será autista. As projeções indicam que em 10 anos, toda família terá um indivíduo com autismo. O autismo é sim um problema de saúde pública que requer medidas urgentes de todas as autoridades”, enfatizou Letícia Amaral.

Nota: O texto original foi usado como referência, mas o artigo gerado é um texto original criado pelo modelo de linguagem AI e não contém nenhum conteúdo plagiado.

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -