- PUBLICIDADE -

Ibaneis transforma Codeplan em Instituto de Pesquisa do DF

Medida visa dar um plano de carreira aos servidores e garante status de autarquia ao instituto

Por Ricardo Ulivestro

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou a lei que transforma a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) em Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF). A iniciativa, que já tinha sido anunciada pelo governador em maio deste ano, tem o intuito de dar um plano de carreira aos servidores da antiga companhia que agora passará a ter também status de instituto.

A sanção do governador foi publicada na edição do Diário Oficial do DF (DODF), desta quarta-feira (8). Conforme a Lei nº 7.154, o IPEDF configura-se como instituição científica, tecnológica e de inovação e fica com a atribuição de fazer “pesquisas básicas ou aplicadas, de caráter científico e tecnológico, e o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos destinados a tecnologias de gestão que aumentem a eficácia e a qualidade dos serviços prestados pelo Distrito Federal aos cidadãos.”

O governador Ibaneis, quando falou sobre o assunto, em maio, também ressaltou a importância de transformar a companhia em instituto justamente para dar mais autonomia não só aos servidores quanto ao próprio trabalho desenvolvido na autarquia.

“A Codeplan é uma instituição de grande importância para o Distrito Federal. […] Está em andamento, sim, o estudo para transformação [da Codeplan] em um instituto de pesquisas. É interesse nosso que a gente avance nessa proposta. A Codeplan já tem essa característica, mas temos muito o que avançar ainda”, informou o governador há época.

Segundo a nova lei, os empregados da tabela de emprego permanente da companhia serão administrados pelo IPEDF. Além disso, o Poder Executivo organizará, mediante lei própria, a carreira de gestão de informações sociais, socioeconômicas e governamentais, que passa a integrar o quadro de pessoal do IPEDF Codeplan. A norma também prevê a criação de cargos de natureza especial.

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -