- PUBLICIDADE -

Expansão no Combate à Dengue | Novas tendas de acolhimento no DF

Iniciativa do GDF amplia rede de atendimento com mais de 2.100 consultas realizadas nos primeiros dias de operação das novas unidades

Desde a última quinta-feira (11), mais de 2.100 atendimentos foram realizados nas quatro novas tendas de acolhimento a pacientes com dengue inauguradas pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Essas unidades, localizadas no Guará, Gama, Paranoá – com funcionamento 24 horas – e Planaltina, que começou a operar no domingo (14), são parte de uma ampla estratégia para combater a doença na capital.

Uma quinta unidade está prevista para começar a operar nesta terça-feira (16) em Ceilândia, seguindo o mesmo modelo de funcionamento das anteriores. Lucilene Florêncio, secretária de Saúde, destaca: “Essas tendas são erguidas ao lado de unidades de saúde existentes e são fundamentais para reduzir o tempo de espera, proporcionando diagnóstico rápido e tratamento eficiente, como hidratação e transferência para tratamento especializado se necessário.”

A tenda de Planaltina, por exemplo, foi montada no estacionamento do hospital regional da cidade e projetada para realizar 150 atendimentos diários. No entanto, já no dia de sua inauguração, realizou 186 consultas, com casos que necessitaram de encaminhamento para cuidados mais complexos. Essa tenda opera diariamente das 7h às 19h.

Em Ceilândia, a nova tenda também será localizada no estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), ampliando a capacidade de atendimento da região que já possui uma unidade instalada na Administração Regional. O funcionamento será igualmente das 7h às 19h.

O DF agora contará com 20 estruturas de assistência dedicadas, incluindo três com atendimento continuado (24 horas) e outras 17 operando das 7h às 19h. Seis dessas unidades estão ainda em fase de instalação. “As tendas funcionam de maneira similar aos hospitais de campanha e estão estrategicamente posicionadas para garantir um atendimento ágil, aliviando a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica a secretária Florêncio.

As unidades já em operação estão estrategicamente localizadas em pontos como UBSs e UPAs, próximas a hospitais regulares para facilitar o acesso e a logística de encaminhamento dos casos mais graves. Desde o início do ano, tendas foram estabelecidas em nove regiões administrativas incluindo Ceilândia, Samambaia e Sobradinho, cada uma com a capacidade de atendimento das 7h às 19h.

Esta iniciativa do GDF é um esforço crucial na luta contra a dengue, proporcionando recursos adicionais e essenciais para enfrentar o aumento de casos na região de maneira eficaz e organizada.

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -