- PUBLICIDADE -

Bueiros abarrotados de lixo são limpos em São Sebastião

GDF Presente reforça ações no centro da cidade e recolhe, em média, 200 litros de descartes em cada boca de lobo

Sacolas plásticas, vasilhas de isopor, copos, canudos, embalagens de salgadinhos e até mesmo fraldas descartáveis. Esses e outros tipos de lixo são retirados, diariamente, dos bueiros do DF. Há quase três meses, o GDF Presente tem intensificado a ação de limpeza das bocas de lobo. Nesta segunda-feira (9), as atividades se concentraram no centro de São Sebastião.

“A gente vê que o governo coleta o lixo, mas tem gente que joga tudo no bueiro”, reclama a comerciante Anele Barbosa, proprietária de uma loja de confecções na rua da Gameleira. A sujeira dos vizinhos incomoda. “Eles limpam hoje e, na próxima semana, têm de voltar e limpar de novo. O povo precisa ajudar mais. Manter a cidade limpa é cuidar da saúde de todos nós.”

Anele Barbosa, comerciante: “O povo precisa ajudar mais. Manter a cidade limpa é cuidar da saúde de todos nós”
A aposentada Francisca Batista observa que muita gente joga sacolas e copos de plástico no chão: “As pessoas precisam colaborar mais”

A proximidade com o período de chuvas também preocupa a comunidade. “Quando vêm as tempestades, a água invade as lojas, as casas, levando sujeira e doenças para dentro da vida da gente”, explica a aposentada Francisca Batista, que frequenta regularmente o comércio local. “Sempre vejo as pessoas jogando sacolas, deixando copos plásticos cair no chão, e tudo isso vai para o bueiro. As pessoas precisam colaborar mais”.

Campanha

O volume de lixo naquela localidade é grande. De cada bueiro limpo nesta manhã, a equipe de detentos do programa de Mão Dadas retirou, em média, dois sacos de 100 litros, abarrotados. “Temos feito campanhas, mas infelizmente algumas pessoas ainda não perceberam a importância de manter a cidade limpa”, lamenta o administrador de São Sebastião, Alan Valin.

Segundo ele, a ajuda do GDF Presente é fundamental para resolver com agilidade as questões relacionadas a ações preventivas contra os possíveis estragos do período chuvoso. “Nós sabemos que as primeiras chuvas após a estiagem são muito fortes, e por isso precisamos cuidar bem do escoamento das águas”, explica.

O administrador de São Sebastião, Alan Valin: “Nós sabemos que as primeiras chuvas após a estiagem são muito fortes, e por isso precisamos cuidar bem do escoamento das águas”

Além da manutenção de bueiros, que compreende desobstrução, limpeza e, em alguns casos, colocação de tampas novas, a cidade também vai receber um tratamento especial nas estradas rurais e a poda de árvores. “Estabelecemos um cronograma de patrola e drenagem nas estradas não pavimentadas do Núcleo Rural São Gabriel e no Bela Vista”, enumera Alan.

Na programação da semana, também está a manutenção asfáltica na Área de Desenvolvimento Econômico (ADE), nas quadras 300 e no Residencial Oeste. “Nesses pontos vamos reforçar a operação tapa-buracos, porque, com a chegada das chuvas, os serviços ficam inviabilizados”, explica o administrador.

Atividades programadas para São Sebastião

* Manutenção de vias urbanas – Pró-DF e quadras 300 do Residencial Oeste

* Desobstrução e limpeza de bocas de lobo – Avenida Gameleira (centro)

* Manutenção de vias não pavimentadas/patrolamento – Bela Vista e São Gabriel

* Recolhimento de entulho – Pró-DF e quadras 300 do Residencial Oeste.

RENATA MOURA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -