- PUBLICIDADE -

Novo Portal da Transparência pode ajudar no combate à corrupção

A ferramenta torna a fiscalização mais simples, com informações organizadas por assunto e temas; a Casa lançará ainda o Sistema de Verbas Indenizatórias – que também será lançado na quinta – e o App do Cidadão

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) lança, nesta quinta-feira (26), o novo Portal da Transparência para acompanhar o trabalho Legislativo e observar como este emprega seus recursos orçamentários.O novo portal faz parte do processo de modernização tecnológica no qual a Casa tem passado nos últimos meses. Nesse sentido, ainda estão previstos lançamento do Sistema de Verbas Indenizatórias – que também será lançado na quinta-feira – e o App do Cidadão. O lançamento do Portal será transmitido pela TV Web CLDF, a partir das 15h.

Com o novo portal, não só a Casa se torna mais moderna, como também mais acessível à população, que passa a poder participar do trabalho dos deputados de forma organizada. Por exemplo, o cidadão pode facilmente ter acesso a gráficos que mostram os gastos de verba indenizatória; ao mapa dos recursos humanos; e àsdas informações sobre contratos com empresas e licitações.

“A sociedade poderá assim, acompanhar e ter acesso à prestação de contas da Casa. Essa é a nossa contribuição da Mesa Diretora para o cidadão, para o contribuinte saber onde e como estão sendo investidos os recursos de forma clara e para qual finalidade o recurso está sendo executado”, explica o primeiro-secretário da CLDF, Iolando (PSC).

A ideia de introduzir a CLDF no ambiente digital ganhou força na atual gestão da Mesa Diretora. O vice-presidente da Casa, Rodrigo Delmasso (Republicanos) destaca essa postura ao dizer que “em pouco mais de um ano, a CLDF implantou o SEI, o painel eletrônico no plenário, foi o primeiro parlamento do país a realizar sessões virtuais, estreou seu novo portal de internet e o Sistema de Processo Legislativo Eletrônico (PLE)”.

Essas ferramentas digitais também ajudam no combate a corrupção, conforme explica Marcelo Herbert, coordenador de Modernização de Informática da CLDF. “A transparência é uma importante ferramenta no combate à corrupção. Faça sua parte, fiscalize os gastos públicos feitos com o seu dinheiro. Acessar o portal e fiscalizar os gastos públicos é um exercício de cidadania.”

Fonte News Black

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -