News Black

Curso ensina agentes públicos a usar drones em operações

Com objetivo de capacitar servidores no entendimento e na aplicação das possibilidades do uso de drones na produção de conhecimento para o planejamento, execução e controle para reagir de forma eficiente em diferentes cenários, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) deu início, nesta segunda-feira (30) ao curso Utilização de Drones na Produção de Consciência Situacional. O curso será realizado até a próxima sexta-feira (4).

“O uso de novas tecnologias é o diferencial que temos utilizado para aumentar a capilaridade de atuação, principalmente de órgãos que precisam de dar uma resposta mais rápida em situações emergenciais. A participação de diferentes órgãos nesta turma mostra que atuamos de forma integrada e não apenas nos segmentos de segurança pública”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “É muito importante essa atuação conjunta, que acaba transformando-se num compartilhamento de experiências em que quem ganha é a população”, completa.

Entre os temas abordados no curso estão a história dos drones, o papel no contexto atual, apresentação da capacidades dos equipamentos e a consciência situacional nas organizações | Foto: Divulgação/ SSP-DF

Vinte alunos de diferentes instituições ー como Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Instituto Brasília Ambiental e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ー participam da capacitação. Todos receberão instruções como a história dos drones, o papel no contexto atual, apresentação de capacidades dos equipamentos, consciência situacional nas organizações, planejamento da utilização dos produtos gerados, proposição de case prático para planejamento, entre outros.

O curso é ministrado pela equipe da Assessoria de Assuntos Estratégicos da SSP-DF. “Preparamos um curso completo para que os alunos possam planejar operações. Além disso, eles farão um exercício simulado. Importante ressaltar que esta é uma turma para que os agentes passem a gerir a situação e não o manuseio com equipamentos não tripulados”, afirma o chefe da Assessoria de Assuntos Estratégico, Marcio Lobo.

*Com informações da SSP-DF

Fonte: Agência Brasília

Sair da versão mobile