Aumento de crimes contra veículos preocupa autoridades e reforça necessidade de seguro e proteção
Por Andrey Neves
O Brasil vive um crescimento expressivo nos índices de roubo e furto de veículos em 2024, com foco em grandes centros urbanos. Dados recentes apontam que, nos primeiros meses do ano, houve uma alta de cerca de 20% nos roubos de automóveis em algumas regiões metropolitanas, incluindo Brasília, onde os números têm despertado a atenção de seguradoras e autoridades de segurança. Segundo registros, modelos de motocicletas populares, como a Honda CG 160, figuram entre os mais furtados, com um aumento de 41,6% nas ocorrências, e grande parte dos sinistros ocorrendo em dias úteis.
Além das motocicletas, automóveis de marcas como Volkswagen, Fiat e Chevrolet também estão entre os mais visados. O aumento no furto e roubo desses veículos reflete a lucratividade do mercado paralelo de peças, o que torna esses bens ainda mais atraentes para a criminalidade. Segundo um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2023, foram registrados mais de 300 mil roubos e furtos de veículos no país, um número que vem crescendo ano a ano e afeta todas as regiões.
Conversamos com Fabiano André, corretor de seguros em Brasília, que destacou a importância da proteção para todos os tipos de veículos. “Aqui em Brasília, o seguro é vital para veículos de todos os portes e valores. Infelizmente, muitos só pensam na segurança quando o bem já foi roubado”, observa. Para Fabiano, o cenário atual reforça a necessidade de investir em medidas de proteção adicionais, como rastreadores e alarmes, além da proteção veicular. “Essas medidas podem ajudar a reduzir os riscos e desestimular a ação dos criminosos,” conclui ele. Fabiano pode ser contatado para informações sobre preoteção veicular pelo número (61) 98412-6281.