Maior transação hoteleira do ano no Brasil fortalece portfólio do banco com imóveis icônicos no Rio de Janeiro e São Paulo
Por Andrey Neves
O BTG Pactual, por meio do fundo BTG Pactual Asset Management, anunciou a compra de 18 hotéis da Accor Invest Brasil, o braço imobiliário da rede francesa Accor no país. A aquisição, que inclui o icônico Fairmont Copacabana e o antigo Caesar Park, agora Sofitel Ipanema, ambos no Rio de Janeiro, totaliza R$ 1,7 bilhão.
O acordo prevê que os imóveis continuarão sendo operados pela Accor e distribuídos entre três fundos da gestora do BTG, sendo dois listados na B3 e um novo voltado para investidores institucionais. A aquisição expande o portfólio do BTG para 56 hotéis e cerca de 5.000 quartos, consolidando a instituição como a maior detentora de ativos hoteleiros do Brasil.
O foco em São Paulo será no turismo corporativo, com destaque para os hotéis Pullman Guarulhos, Pullman Vila Olímpia e Novotel Morumbi. No Rio de Janeiro, o Sofitel Ipanema, em reforma desde 2019, tem reinauguração prevista para 2026.
A transação já foi submetida ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), e a aprovação final deve ocorrer até o fim do ano. A Accor, por sua vez, concentra sua estratégia imobiliária na Europa, reforçando seu plano de desinvestimento na América Latina.