- PUBLICIDADE -

Risco de contágio da covid-19 pode estar caindo no DF, diz subsecretário de Vigilância à Saúde

O nível de contaminação por covid-19 estaria caindo, uma vez que o número de recuperados tem aumentado; a letalidade da doença também seria uma das menores do país, em 1,2%

Por Redação

O subsecretário de Vigilância à Saúde do Distrito Federal, Eduardo Rangel, disse em entrevista à assessoria de comunicação do Governo DF (GDF), que o risco de contágio por covid-19 tem diminuído nos últimos dias. De acordo com Hage, dos 64.314 casos confirmados no DF, 50.879 já foram curados, o que representaria um porcentual de 79,1%. Na prática, explica o subsecretário, isso mostraria uma possível redução em relação a novas contaminações. Quanto mais próximo de 100%, menor é risco de contágio.

“Ainda não podemos falar em redução de casos, a gente precisa analisar essasemana, mas os casos devem se estabilizar em breve. Poucas pessoas estão com a infecção ativa e consequentemente poucas pessoas estão transmitindo coronavírus”,afirma Rangel.

A taxa de ocupação de UTIs no DF, ao contrário do contagio, está crescendo. Até nesta quinta-feira, a porcentagem de leitos de UTI ocupados na rede pública era de 76,61% e nos hospitais particulares essa probabilidade já está acima de 92%.

Outra situação bastante característica do DF em relação à covid-19, nas observações feitas por Hage, é a respeito da taxa de letalidade. Enquanto a média nacional é de 4%, em alguns casos, como o Estado de Ceará, esse percentual sobe para 5%, e no Rio de Janeiro, chega a 8%. No DF, a taxa é de 1,2%.

“O que faz diferença e contribui para uma baixa taxa de letalidade? É o que está sendo oferecido para o tratamento dos pacientes. No meio dessa pandemia conseguimos ofertar serviços de atenção primária de saúde, leitos hospitalares especialmente de UTIs e profissionais treinados para atender esses pacientes”, explica o subsecretário.

O GDF diz que já testou mais de 363 mil pessoas nos drive-thru, na testagem itinerante que percorreu regiões carentes, nas casas de acolhimento, no sistema prisional e nos servidores.

Suspensão

Após a Justiça suspender a volta das atividades comerciais no DF, a gestão de Ibaneis Rocha (MDB) recorreu da decisão, mas, até o momento, acatou a decisão judicial. Ontem, conforme informa o próprio GDF, foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do DF, no decreto nº 40.964, que permite a suspensão da retomada gradual de serviços prestados por salões de beleza, barbearias, esmalterias e academias de esportes.

Professores nomeados

O GDF também informa que os professore que não foram nomeados por causa da suspensão das aulas em razão da pandemia de covid-19, devem tomar posse no dia 3 de agosto, data que estava prevista para o retorno das aulas nas escolas públicas. Os novos profissionais vão exercer as funções em regime de teletrabalho, enquanto as atividades pedagógicas não presenciais seguirem de forma remota.

Os professores a serem nomeados devem solicitar o agendamento do exame médico admissional por meio do e-mail gpss.adm@economia.df.gov.br.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (61) 3349-8187.

Fonte News Black

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -