- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Possibilidade de aumento de incêndios no DF preocupa Corpo de Bombeiros; veja como prevenir

Em tempos de seca e baixa umidade, incêndios ficam mais propícios

Por Redação

O tempo seco e quente nos últimos dias no Distrito Federal tem levado o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) a realizar ações constantes de prevenção de incêndios florestais. No momento em que as queimadas no pantanal mato-grossense chamam a atenção do mundo pelo seu poder de devastação da fauna e flora local, no DF os bombeiros também tentam impedir que casos de incêndios não aconteça sobre o bioma da região.

“Estamos com a umidade muito baixa e temperaturas muito elevadas. Ano passado, tivemos um número bem inferior de incêndios, o que contribuiu para o aumento da vegetação neste ano. Desta forma, com muita vegetação, consequentemente, o fogo se alastra mais”, disse o comandante do Grupamento Especializado em Proteção Ambiental (Gepram), tenente-coronel José Genilson, em entrevista à imprensa local.

Em tempos de baixa umidade e nenhuma presença de chuva – há mais de 100 dias não chove no DF – o CBMDF realiza operações para prevenir a possibilidade de focos de incêndio. Este ano, a corporação já entrou na quarta fase de uma série de cinco, que constitui a operação Verde Vivo, cujo objetivo econscientizar a população e mobilizar os bombeiros para atuar no combate aos incêndios.

Desde abril passado, o DF está sob estado de emergência ambiental, isso porque o governador Ibaneis Rocha (MDB), baixou um decreto à época com o intuito de mobilizar pessoal e uso de equipamentos do Governo do DF (GDF) no combate a incêndios. “Desenvolvemos um amplo trabalho preventivo com a queima controlada nos parques e unidades de conservação mais vulneráveis a incêndios”, garante o secretário de Meio Ambiente do DF, José Sarney Filho.

O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193.

Veja abaixo algumas dicas dos Bombeiros de como evitar incêndios

  • Não atear fogo para limpeza de terrenos, lixo ou resto de podas de árvores.
  • Após fumar, apagar o cigarro e descartá-lo em local adequado.
  • Ao identificar um incêndio, procurar um local seguro, distante do fogo e da fumaça.
  • Ligar para o 193 e indicar o local exato do incêndio, se possível, com pontos de referência.

Fonte News Black

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
x