- PUBLICIDADE -

GDF vai instituir programa de qualificação para trabalhadores afetados pela pandemia

Serão ofertadas 4 mil vagas em 13 cursos de qualificação profissional presenciais, gratuitos, certificado; inscrições para os cursos começam na próxima segunda-feira (26)

Por Redação

Levantamento da Secretaria do Trabalho do Distrito Federal mostra que das 10.571 vagas disponibilizadas pelas Agências do Trabalhador, entre janeiro e setembro deste ano, 33,4% dessas vagas não foram preenchidas em razão da falta de qualificação profissional. São trabalhadores que precisam de um posto de trabalho, mas não o conseguem porque não possuem o conhecimento para desempenhar tais funções.

É o caso do comércio, que devido à pandemia de covid-19 gerou inúmeras vagas de trabalho, seja no comércio de rua ou em supermercados. Porém, as vagas requerem que os candidatos tenham algum nível de capacitação na área desejada, mas isso, segundo a Secretaria do Trabalho, não tem ocorrido.

“A maioria das pessoas que buscam emprego nas agências são jovens, que acabam de sair do ensino médio e não têm qualificação, não têm experiência ou estão adaptados a uma atividade laboral e não atendem aos requisitos solicitados. Ou seja, muitas vagas abertas, mas poucas pessoas capacitadas para preenchê-las”, explica Ivan Alves dos Santos, secretário-executivo do Trabalho.

A retomada da economia local no chamado pós-pandemia passa pela geração de emprego. A meta proposta pela Secretaria é elaborar cursos preparatórios para essa mão de obra que, segundo o governo, estaria desempregada por não possuir qualificação suficiente para as novas exigências do atual mercado de trabalho.

Além de ampliar oferta nas agências do trabalhador, agora o Executivo disponibiliza formação profissional; inscrições serão on-line entre 26/10 e 7/11

“Essas pessoas precisam ser capacitadas para trabalharem com outras coisas. O mesmo faremos para os lavadores e guardadores de carro, com o objetivo de oferecer a eles cursos como atendimento ao público, novas tecnologias de lavagem e formas de recebimento pelos serviços prestados”, explica o secretário do Trabalho, Thales Mendes.

“Aqui tem, qualificação”

Esse é o nome do curso de qualificação que será lançado na próxima segunda-feira (26) pelo Governo do Distrito Federal – sob coordenação da Secretaria do Trabalho – e que tem a pretensão de oferecer 4 mil vagas em 13 cursos de qualificação profissional presenciais, gratuitos, com direito a certificado.

Haverá vagas para cursos nos três períodos, matutino, vespertino e noturno. As aulas estão programadas para ocorrer em cinco polos: Asas Sul e Norte, Gama, Taguatinga e Sobradinho.

“Abrimos o cadastro de trabalhadores de veículo de tração animal, para identificar este público para iniciar o processo de migração deles para outras profissões, já que o trânsito de veículo de tração animal é proibido no DF”, ressalta Mendes.

As inscrições para o “Aqui tem, qualificação” deverão ser realizadas entre 26 de outubro e 7 de novembro, pelo site da Secretaria do Trabalho.

Fonte News Black

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -