Bombeiros intensificam ações na Operação Carnaval
Compartilhar


O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) realiza a Operação Carnaval, com foco na prevenção de afogamentos, acidentes de trânsito, na segurança contra incêndios e pânico em eventos com grande concentração de público. Estão mobilizados 2.400 bombeiros militares, incluindo pessoal em formação avançada e equipes especializadas em resgates aquáticos.
Além disso, 500 bombeiros estarão alocados diretamente nos postos da operação, com suporte de 52 unidades operacionais para garantir a cobertura durante toda a ação. O operação conta com viaturas especializadas, como embarcações, aeronaves, viaturas de salvamento e unidades de combate a incêndios e resgate pré-hospitalar.
Operação Carnaval
A Operação Carnaval, que segue até o dia 5 de março, visa garantir a segurança da população durante o período de folia, com uma série de medidas preventivas e de resposta rápida a emergências.
Ações contam com postos avançados posicionados de forma estratégica, incluindo balneários e rodovias com maior fluxo de veículos. A partir do dia 28 de fevereiro, as equipes estarão ainda mais presentes em locais de grande circulação, como as entradas e saídas das cidades e áreas turísticas com maior concentração de turistas.
Os balneários e as áreas turísticas atendidas incluem: cidade de Goiás, Pirenópolis, Lago do Sol (Anicuns), Britânia, Alto Paraíso, Lagoa Santa, Lago de São Simão (São Simão), Lago das Brisas (Buriti Alegre), Cachoeira Dourada, Três Ranchos, São José dos Bandeirantes (Nova Crixás), Lago Corumbá (Caldas Novas), Lago Serra da Mesa (Uruaçu), Lagoa Grande (Porangatu), Praia do Sol (Minaçu), Luiz Alves e Rio das Almas (São Domingos).
A operação também investe em ações educativas, buscando conscientizar tanto turistas quanto moradores sobre a importância da segurança. Estão sendo distribuídos 5.000 flyers educativos e instalados dez wind banners nos postos de bombeiros, além de quatro outdoors em Goiânia e um em Caldas Novas com mensagens preventivas.
Para reforçar a educação, o Corpo de Bombeiros realiza palestras e oficinas de prevenção de afogamentos para crianças em escolas, além de orientações diretas a motoristas nos postos de rodovia. A ação conta com a colaboração de diversas instituições parceiras, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Detran e Samu.
Corpo de Bombeiros Militar de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás
Fonte: Agência Brasil