Com investimentos que já superam os R$ 7,4 bilhões desde 2019, a educação pública de Goiás inicia, no próximo dia 20 de janeiro, o ano letivo de 2025. Cerca de mil escolas, nos 246 municípios e distritos goianos, abrem os portões com a oferta da melhor educação do país. Meio milhão de estudantes são aguardados.
O Calendário Escolar de 2025, devidamente aprovado pelo Conselho Estadual da Educação (CEE/GO), está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O ano letivo termina em 19 de dezembro, contabilizando, ao todo, 201 dias letivos, sendo 106 no primeiro semestre e 95 no segundo semestre.
De acordo com a titular da Seduc, Fátima Gavioli, durante o recesso de final de ano, a grande maioria das escolas passou por reformas e manutenção e recebeu novos conjuntos de carteiras e outros equipamentos, incluindo inovações tecnológicas.
Como novidades para o ano letivo de 2025, a secretária destaca as inaugurações do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) do Esporte, no Residencial Center Ville; e o Agrocolégio Estadual Maguito Vilela, que funcionará na sede da Emater/Goiás, no Campus Samambaia, em Goiânia.
“Essas duas novas unidades escolares são vocacionais e têm como foco a formação técnico profissional dos estudantes do Ensino Médio. De lá sairão excelentes profissionais para um mercado de trabalho cada vez mais exigente”, destaca Fátima Gavioli.
Investimentos
Os investimentos feitos pelo Governo de Goiás nos últimos anos redimensionaram as escolas estaduais para além das melhorias de seus prédios, salas de aula, laboratórios, refeitórios e quadras poliesportivas.
Os estudantes que já fazem parte da rede estadual, bem como aqueles que chegam agora, têm garantidos uniformes completos, incluindo meias e tênis, mochila e material escolar, além de alimentação saudável, nutritiva e saborosa.
Há ainda benefícios como a entrega de chromebooks e cartões do programa Bolsa Estudo, de estímulo à permanência na escola, que contemplam o Ensino Médio e o 9º ano do Ensino Fundamental.
Já professores, servidores administrativos, coordenadores e gestores estão contemplados com melhorias salariais e outros benefícios, em reconhecimento à sua importância no processo educacional e aos resultados alcançados pela rede estadual nos últimos anos, como o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Secretaria da Educação – Governo de Goiás
Fonte: Agência Brasil