News Black

Alunos da rede pública do DF conquistam primeiras medalhas nos Jogos Escolares 2024

Foi logo nos primeiros dias de competições dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024 que os estudantes atletas do Distrito Federal conquistaram as primeiras medalhas. Um dos destaques foi o wrestling que garantiu ao DF medalhas de ouro, prata e bronze.

Entre os vencedores está Luis Gilberto Muniz, de 11 anos, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Lobo Guará, que vai trazer para casa a medalha de prata na série ouro da competição. Natural de Cuba, Luis começou sua trajetória no wrestling aos 6 anos de idade.

O wrestling foi a modalidade destaque dos primeiros dias de competição | Fotos: Felipe de Noronha/SEEDF

“Eu conheci o esporte porque minha mãe queria me colocar no judô, mas um professor viu potencial em mim e me incentivou a lutar”, contou Luis. O estudante lembrou que, embora nunca tenha conquistado uma medalha de ouro em seu país, já soma mais de 12 vitórias na categoria de 38 e 42 quilos no Brasil. “O esporte melhorou minha vida”, completou.

Quem também subiu na modalidade foi a aluna Fernanda Gonçalves, da Escola SEB Brasília, que garantiu o ouro na competição na disputa da série bronze. Já Arthur Fernandes, 13 anos, do CEF Gan garantiu a medalha de bronze na série prata.

Interesse

O interesse pelo wrestling, modalidade olímpica de luta que surgiu na Grécia Antiga, vem pelos mais diversos motivos. A lutadora Julia Rodrigues, de 13 anos, do Centro Educacional (CED) 01 Itapoã, começou no esporte há três anos com o objetivo de perder peso. “Quase desisti, mas o professor Rodrigo me incentivou a continuar. Esta é minha primeira participação nos JEB’s e estou muito feliz”, relatou.

Os Centros de Iniciação Esportiva oferece treinamento em modalidades individuais e coletivas para jovens a partir de 7 anos

Já a medalhista de bronze Evellyn Cristiny, de 14 anos, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Doutora Zilda Arns, é considerada uma promessa no wrestling, tendo iniciado a prática há apenas três meses. “Eu jogava vôlei e futebol, mas me interessei pela luta quando a professora me apresentou ao professor Rodrigo. Treinei muito e agora estou aqui com minha primeira medalha”, comemorou.

O professor e técnico esportivo Rodrigo Virmond, responsável pelas atletas, destaca a evolução do wrestling no DF. “A presença da Confederação Brasileira de Wrestling e o apoio do Ministério do Esporte têm sido fundamentais. Temos quatro escolas públicas com tapetes de luta, e isso reflete no resultado dos nossos alunos”, explicou.

Além do wrestling, outras modalidades, como tênis de mesa, atletismo, ginástica rítmica, judô e voleibol, foram disputadas no domingo (22).

Iniciação esportiva

Marcelo Magalhães, da Gerência de Desportos (Gedesp) da Secretaria de Educação do DF (SEEDF), enfatiza a importância de um importante programa da casa, o Centro de Iniciação Desportiva (CID), iniciativa cujo objetivo é ofertar diversas modalidades esportivas para estudantes de escolas públicas e comunidade.

“O Centro de Iniciação Esportiva oferece treinamento em modalidades individuais e coletivas para jovens a partir de 7 anos. Nosso foco é proporcionar acesso a alunos da rede pública, complementando a educação física escolar e preparando atletas para um futuro profissional no esporte. Temos exemplos de sucesso, como o medalhista olímpico Caio Bonfim, que começou em nossos projetos”, destacou Marcelo.

Atualmente, há no DF 93 polos CID’s espalhados em 14 Coordenações Regionais de Ensino. A iniciativa alcança um total de 6,5 mil estudantes de escolas públicas, em diversas modalidades, como futsal, voleibol, natação, wrestling e outras.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Fonte: Agência Brasília

Sair da versão mobile